Voltar

Notícias

21
mai
2009
(CARBONO)
Investidores demandam melhorias no mercado de carbono global
O grupo europeu Institutional Investors Group on Climate Change (IIGCC), que engloba 52 investidores institucionais que gerenciam cerca de € 4 trilhões, pedem melhorias consistentes no mercado global de carbono para a manutenção da sua credibilidade.

O IIGCC alega que para incentivar os investimento e apoiar uma economia com baixas emissões de carbono, o mercado precisa de sinais de preços mais fortes que seriam provenientes de limites ambiciosos sobre as emissões de gases do efeito estufa.

O relatório “Em direção a um mercado global de carbono efetivo”, de autoria do IIGCC, defende que a longo prazo países como a China e Índia deveriam assumir compromissos de cortes sobre as emissões e participar dos esquemas de comércio.

O grupo reconhece que o mercado de carbono não poderá oferecer uma solução para a mitigação das mudanças climáticas em todos os setores e que, por isso, este mecanismo deve ser complementado com outras políticas, como incentivos, regulamentação, taxas e padrões para produtos e processos. Os esquemas de comércio de emissões existentes e planejados devem ser consistentes para permitir a futura ligação destes sistemas e apoiar a criação de um mercado global, defende o relatório.

Quanto ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), o IIGCC acredita que para melhorar a sua efetividade, é necessário introduzir medidas como metas baseadas em setores ou programas ao invés da abordagem atual de projetos, mudanças no quadro institucional e redefinição do conceito de adicionalidade.

Os investidores acreditam que o mercado global de carbono pode alcançar US$ 2 trilhões em 2020.

Fonte: Carbono Brasil/IIGCC

Sindimadeira_rs ITTO