Voltar

Notícias

15
mai
2009
(MADEIRA E PRODUTOS)
Brasil tem déficit de 8,7 mi de hectares de madeira
A demanda de madeira no Brasil é estimada em 350 milhões de metros cúbicos por ano e os plantios florestais conseguem suprir apenas 90 milhões de m³/ano, equivalentes à exploração de 600 mil hectares/ano. A diferença vem das florestas nativas.

Sem considerar planos de manejo, que preconizam a sustentabilidade e contribuem para a redução deste déficit, os 260 milhões de m³ para serem supridos integralmente por florestas plantadas demandariam mais 8,7 milhões de hectares, o equivalente 0,9% do território nacional, elevando o percentual de área com plantios florestais de 0,6% para 1,5%, o que seria muito inferior à área ocupada com outras culturas.

Assim, caso não haja oferta de energia que substitua a madeira e sem uma política de estímulo ao plantio, se a demanda atual se mantiver, fatalmente a pressão sobre os remanescentes de florestas nativas será grande e com conseqüências indesejáveis. A previsão realista e pouco animadora é do chefe-geral, Helton Damin da Silva, e da pesquisadora Rosana Higa, da Embrapa Florestas.

Fonte: Diário Net/Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO