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Notícias
11
mai
2009
(MÓVEIS)
Consumo de móveis no Nordeste é o segundo do ranking nacional
Pesquisa da Central de Excelência Moveleira divulgada recentemente mostra que o potencial de consumo mobiliário do Nordeste foi de R$ 6,3 bilhões, em 2008, o segundo maior do País, perdendo apenas para a Região Sudeste. O Sul ficou em terceiro lugar, com pouco mais de R$ 5,7 bilhões. Entre 2001 e 2008, a Região Nordeste evoluiu 131%; já a Região Sul, 51,4%.
O presidente do Sindmóveis-PE diz ainda que é sabido que os números apontam para um crescimento ainda maior do consumo no Nordeste em relação ao restante do País. “Não é à toa que as empresas de móveis de outros Estados estão investindo no mercado local. A Movexpo será uma grande mesa de negociações. Vender e comprar serão as palavras de ordem”.
Sobre a crise financeira internacional bater à porta do mercado mobiliário, o presidente do Sindmóveis-PE é taxativo: “Enxergamos a crise como uma oportunidade. A crise não atingiu o consumo de móveis. Algumas empresas podem ter crise de competitividade ou no acesso ao crédito. As bolhas de consumo dos setores automobilístico e imobiliário não aconteceram no nosso setor”.
De acordo com Kakakis, como não houve grandes picos, não deverá haver queda nas vendas. “Porém, a competitividade é fundamental para manter as vendas num mercado que, mesmo aquecido, tem limitação de preço e precisa ter atrativos para seduzir um consumidor cada vez mais exigente e com muitas opções de produtos”, completa.
OTIMISMO - A Movexpo vai reunir as duas pontas da cadeia moveleira: quem fabrica e quem consome, neste caso, o lojista/comprador (do pequeno àqueles das grandes redes), que vende para o público final. O foco é a necessidade do consumidor nordestino.
O diretor da Multiplus Eventos, Augusto Balieiro, diz que a expectativa dos expositores é muito boa. “Eles enxergam a Feira como uma excelente opção para aumentar a participação de vendas no mercado interno. Houve mais demanda nesta edição em relação a anterior, mas não aumentamos o número de expositores porque o pavilhão do Centro de Convenções está totalmente ocupado”, explica.
O executivo Paulo Henrique de Souza, gerente de Marketing da Gazin Atacado, diz que a Movexpo “é uma importante feira para a empresa porque está numa região de forte expressão do comércio”. Segundo ele, por causa da demanda pelo mercado regional, a empresa instalou um Centro de Distribuição na Bahia. É a segunda vez que a Gazin, com mais de 150 lojas espalhadas por vários Estados brasileiros, e que possui indústrias de colchões e estofados, irá expor na feira.
Para o gerente de Exportação da Móveis Estrela & Spazzio, Rodrigo Estrada Rasera, “a Movexpo tem um papel fundamental para o Grupo M.E Goncalves, do qual faz parte a Móveis Estrela, sobretudo quando consideramos o público das Regiões Norte e Nordeste. A feira é uma porta aberta para os clientes conhecerem as novidades da nossa empresa”. A empresa tem seis unidades fabris no País, sendo três em Arapongas (PR), duas em Gravatá (PE) e uma em Rosário (MA).
O gerente de Marketing da Móveis Bechara, de São Paulo, André Luiz Piva, reforça o tom otimista dos expositores quanto ao sucesso do evento: “trata-se de uma feira de grande importância no cenário nacional. A grande estrutura que a Região Nordeste oferece serve como diferencial para uma boa visitação durante a Movexpo”.
A compradora das Lojas Maia, da Paraíba, empresa com quase 50 anos no mercado e mais de 140 pontos em todo o Nordeste, Girlane Barbosa, ressalta que a Movexpo é uma feira de suma importância, onde são encontrados grandes fornecedores, uma feira bem planejada. “Sem falar na oportunidade que a feira oferece às indústrias do Nordeste, que vêm aumentando a cada ano. Para nós lojistas isso é bom demais, devido à agilidade na entrega e no ganho do custo de frete”, conclui.
MOVEXPO 2007 - A II Feira Nacional de Móveis para a Região Nordeste - Movexpo, realizada no Recife, em 2007, movimentou negócios da ordem de R$ 165 milhões e atraiu 20.500 visitantes. O crescimento foi de 10% em relação à primeira edição, superando até mesmo as expectativas dos organizadores e de expositores do evento.
Segundo o diretor da Multiplus Eventos, Augusto Balieiro, do total de visitantes, que vieram de 24 Estados do País, 60% eram lojistas. A área de exposição foi tomada por empresas de 14 Estados do País, sendo 34 fabricantes do Estado anfitrião. O empresário Fábio Rigoni, da Rimo S.A, ressaltou a localização estratégica do evento: “A Movexpo comprovou a força do Nordeste”, registrou. Balieiro conclui, contudente: “Ficamos muito felizes com o resultado da II Movexpo. Os expositores ficaram satisfeitos, foi um grande evento que se consagrou como um dos mais importantes do Brasil”.
NÚMEROS ESTIMADOS PARA A MOVEXPO 2009:
- R$ 170 milhões em negócios (US$ 6,5 milhões em exportação-2ª Rodada de Negócios);
- 25 mil metros quadrados de exposição;
- 04 dias de feira;
- 25 mil visitantes;
- 140 expositores, sendo 10 pernambucanos;
- 14 Estados expositores;
- 22 Estados brasileiros visitantes;
- 08 países visitantes (3ª Rodada de Negócios): Chile, Moçambique, Cabo Verde, El Salvador, Marocco, Guatemala, Costa Rica e Nigéria.
* Estados Expositores: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
* Segmentos: Áreas de Serviço; cadeiras; colchões; camas e Beliches; complementos; copas; cozinhas; dormitórios; estantes e racks; estofados; linha infantil; móveis para banheiro; móveis para escritório; e salas de jantar.
O presidente do Sindmóveis-PE diz ainda que é sabido que os números apontam para um crescimento ainda maior do consumo no Nordeste em relação ao restante do País. “Não é à toa que as empresas de móveis de outros Estados estão investindo no mercado local. A Movexpo será uma grande mesa de negociações. Vender e comprar serão as palavras de ordem”.
Sobre a crise financeira internacional bater à porta do mercado mobiliário, o presidente do Sindmóveis-PE é taxativo: “Enxergamos a crise como uma oportunidade. A crise não atingiu o consumo de móveis. Algumas empresas podem ter crise de competitividade ou no acesso ao crédito. As bolhas de consumo dos setores automobilístico e imobiliário não aconteceram no nosso setor”.
De acordo com Kakakis, como não houve grandes picos, não deverá haver queda nas vendas. “Porém, a competitividade é fundamental para manter as vendas num mercado que, mesmo aquecido, tem limitação de preço e precisa ter atrativos para seduzir um consumidor cada vez mais exigente e com muitas opções de produtos”, completa.
OTIMISMO - A Movexpo vai reunir as duas pontas da cadeia moveleira: quem fabrica e quem consome, neste caso, o lojista/comprador (do pequeno àqueles das grandes redes), que vende para o público final. O foco é a necessidade do consumidor nordestino.
O diretor da Multiplus Eventos, Augusto Balieiro, diz que a expectativa dos expositores é muito boa. “Eles enxergam a Feira como uma excelente opção para aumentar a participação de vendas no mercado interno. Houve mais demanda nesta edição em relação a anterior, mas não aumentamos o número de expositores porque o pavilhão do Centro de Convenções está totalmente ocupado”, explica.
O executivo Paulo Henrique de Souza, gerente de Marketing da Gazin Atacado, diz que a Movexpo “é uma importante feira para a empresa porque está numa região de forte expressão do comércio”. Segundo ele, por causa da demanda pelo mercado regional, a empresa instalou um Centro de Distribuição na Bahia. É a segunda vez que a Gazin, com mais de 150 lojas espalhadas por vários Estados brasileiros, e que possui indústrias de colchões e estofados, irá expor na feira.
Para o gerente de Exportação da Móveis Estrela & Spazzio, Rodrigo Estrada Rasera, “a Movexpo tem um papel fundamental para o Grupo M.E Goncalves, do qual faz parte a Móveis Estrela, sobretudo quando consideramos o público das Regiões Norte e Nordeste. A feira é uma porta aberta para os clientes conhecerem as novidades da nossa empresa”. A empresa tem seis unidades fabris no País, sendo três em Arapongas (PR), duas em Gravatá (PE) e uma em Rosário (MA).
O gerente de Marketing da Móveis Bechara, de São Paulo, André Luiz Piva, reforça o tom otimista dos expositores quanto ao sucesso do evento: “trata-se de uma feira de grande importância no cenário nacional. A grande estrutura que a Região Nordeste oferece serve como diferencial para uma boa visitação durante a Movexpo”.
A compradora das Lojas Maia, da Paraíba, empresa com quase 50 anos no mercado e mais de 140 pontos em todo o Nordeste, Girlane Barbosa, ressalta que a Movexpo é uma feira de suma importância, onde são encontrados grandes fornecedores, uma feira bem planejada. “Sem falar na oportunidade que a feira oferece às indústrias do Nordeste, que vêm aumentando a cada ano. Para nós lojistas isso é bom demais, devido à agilidade na entrega e no ganho do custo de frete”, conclui.
MOVEXPO 2007 - A II Feira Nacional de Móveis para a Região Nordeste - Movexpo, realizada no Recife, em 2007, movimentou negócios da ordem de R$ 165 milhões e atraiu 20.500 visitantes. O crescimento foi de 10% em relação à primeira edição, superando até mesmo as expectativas dos organizadores e de expositores do evento.
Segundo o diretor da Multiplus Eventos, Augusto Balieiro, do total de visitantes, que vieram de 24 Estados do País, 60% eram lojistas. A área de exposição foi tomada por empresas de 14 Estados do País, sendo 34 fabricantes do Estado anfitrião. O empresário Fábio Rigoni, da Rimo S.A, ressaltou a localização estratégica do evento: “A Movexpo comprovou a força do Nordeste”, registrou. Balieiro conclui, contudente: “Ficamos muito felizes com o resultado da II Movexpo. Os expositores ficaram satisfeitos, foi um grande evento que se consagrou como um dos mais importantes do Brasil”.
NÚMEROS ESTIMADOS PARA A MOVEXPO 2009:
- R$ 170 milhões em negócios (US$ 6,5 milhões em exportação-2ª Rodada de Negócios);
- 25 mil metros quadrados de exposição;
- 04 dias de feira;
- 25 mil visitantes;
- 140 expositores, sendo 10 pernambucanos;
- 14 Estados expositores;
- 22 Estados brasileiros visitantes;
- 08 países visitantes (3ª Rodada de Negócios): Chile, Moçambique, Cabo Verde, El Salvador, Marocco, Guatemala, Costa Rica e Nigéria.
* Estados Expositores: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
* Segmentos: Áreas de Serviço; cadeiras; colchões; camas e Beliches; complementos; copas; cozinhas; dormitórios; estantes e racks; estofados; linha infantil; móveis para banheiro; móveis para escritório; e salas de jantar.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Movexpo
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