Voltar

Notícias

11
mai
2009
(DESMATAMENTO)
Fiscalização de desmatamento irregular leva à prisão de dez pessoas em MT
Área era desmatada sem autorização, informa a PF. Três homens armados foram presos nas proximidades.

Dez pessoas foram presas durante fiscalização de áreas de desmatamento irregular identificadas por satélite em Feliz Natal, no Mato Grosso. Os agentes (16 homens da Força Nacional, 16 do Ibama e 10 da Polícia Federal) fiscalizaram propriedades rurais e regiões dentro do Parque Nacional do Xingu. Ali foi encontrada uma área devastada dentro de uma fazenda com grande quantidade de madeira cortada.

Segundo a PF, na área onde ocorreram as prisões não havia autorização para o desmatamento nem documentos que autorizariam o transporte da madeira. No local foram encontrados um trator, um caminhão carregado com toras e mais três que estavam sendo preparados para receber o carregamento.

A ação faz parte da Operação Arco de Fogo, realizada pela Polícia Federal, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Força Nacional de Segurança, contra o desmatamento ilegal na Amazônia.

Cinco caminhoneiros e dois operadores de motosserra foram presos. Um dos responsáveis pela atividade está foragido. Ainda durante a fiscalização, outros três homens armados foram detidos em uma estrada. Eles se assustaram com a presença das viaturas e tentaram fugir, abandonando o carro e as armas.

Com os presos foram encontrados três revolveres calibre 38 e uma espingarda calibre 20. Nenhuma das armas possuía documentação e um dos revólveres estava com a numeração raspada, informa a polícia. A PF trabalha com a possibilidade de que os três homens sejam pistoleiros.

Fonte: Globo Amazônia

ITTO Sindimadeira_rs