Voltar

Notícias

06
abr
2009
(REFLORESTAMENTO)
American Carbon Registry lança novo padrão florestal
O American Carbon Registry (ACR), pertencente a organização de pesquisas sem fins lucrativos Winrock International, lançou um novo padrão para o desenvolvimento de projetos domésticos e internacionais na área de reflorestamento, manejo florestal e desmatamento evitado.

O Forest Carbon Project Standard (FCPS) entra no que se tornou um dos mercados mais concorridos nos últimos dois anos, uma vez que várias empresas procuram a verificação independente das compensações de carbono produzidas pelo plantio de árvores depois de críticas sobre a falta de garantias da eficiência dos projetos na mitigação dos gases do efeito estufa.

A ACR diz que apesar da emergência de padrões de qualidade, a empresa tinha necessidade de ter o seu próprio padrão para verificação de créditos florestais que estão entrando em seu registro. “Além de acreditarmos que adiciona algumas melhorias em relação aos outros padrões”, disse a diretora de associações e serviços de registro, Mary Grady.

A principal inovação do FCPS é a flexibilidade oferecida aos desenvolvedores de projetos para assegurar a permanência do carbono estocado nas árvores, incluindo o uso de contratos de seguros e a possibilidade de colocar créditos não florestais de reserva para cobrir imprevistos.

Por outro lado, as diretrizes de verificação do padrão são similares às ferramentas e aos testes existentes.

Grady afirma que já existem projetos em busca do apoio do ACR que representam 1 milhão de toneladas de reduções de emissão florestal. Ela ressalta que o ACR tem como objetivo estar na lista dos padrões de qualidade na América do Norte, como o Voluntary Carbon Standard (VCS) e o California Climate Action Registry (CCAR).

Fonte: Carbono Brasil/Carbon Positive

ITTO Sindimadeira_rs