Voltar

Notícias

04
mar
2009
(MADEIRA E PRODUTOS)
MS mantém ritmo de plantio florestal neste ano de 2009

Mato Grosso do Sul fechou 2008 com pouco mais de 284 mil hectares de área plantada entre florestas de eucalipto e pinus. Os dados são da SCTP, empresa responsável pela elaboração do Plano Florestal do estado sul-mato-grossense.

No ano passado, a VCP liderou o plantio com 22 mil hectares em áreas de terceiros e 2,8 mil hectares em área própria, alcançando 138 mil hectares, ou seja, quase metade de toda a área plantada em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram 40 mil hectares plantados em 2008. Esse ano, de acordo com a Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) o ritmo deve manter-se no mesmo patamar.

\"Em um cenário sem crise, certamente teríamos um número bem maior\", ressalta Dito Mário, diretor-executivo da entidade. Segundo ele, enquanto algumas empresas decidiram reduzir os investimentos em plantio, outras vão aumentar a área plantada em 2009.

Pequenos e médios produtores devem engrossar os números esse ano. Uma lei estadual, considerada modelo, favorece o plantio de florestas isentando a atividade de licenciamento ambiental.

Além disso, recentemente, o Sebrae contratou o desenvolvimento do Plano Florestal de Mato Grosso do Sul com o objetivo de fomentar a silvicultura e empresas de base florestal em municípios como Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Três Lagoas.

Mato Grosso do Sul possui vantagens competitivas consideradas interessantes por investidores e empresas do ramo. Clima adequado, espécies adaptadas e terra em abundâncias fortalecem o potencial da região.

MS para investidores
A Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul, Teresa Cristina Corrêa da Costa vai apresentar as oportunidades de investimentos florestais para os participantes do Timberland Investing Latin America Summit.

O evento acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril em São Paulo. Direcionado a investidores e executivos de empresas florestais, a conferência vai mostrar os desafios e as oportunidades em investimentos florestais na América Latina.

Teresa Cristina participa do painel interativo "Oportunidades de investimentos no Brasil de um ponto de vista regional", na tarde do dia 30 de março.

Em 15 minutos, a secretária deve apresentar, de forma objetiva, o Plano Florestal de Mato Grosso do Sul, estudo recém concluído. Em seguida, Teresa ficará à disposição para responder possíveis questionamentos.

Fonte: Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO