Voltar

Notícias

26
fev
2009
(MADEIRA E PRODUTOS)
Preço da madeira sofre quebra de 30% em 2009

A Unimadeiras, uma organização de produtores e empresários florestais com sede em Aveiro, Portugal, revelou que o preço da madeira desceu mais de 30% desde o início do ano, valores que comparam com 2007 e 2008, períodos considerados como excepcionais.

A quebra na baixa de preços que se verifica desde o início de janeiro será uma conseqüência direta das dificuldades na venda do produto, da crise econômica que o país atravessa e também do excesso de importações de eucaliptos.

A empresa aponta os anos de 2007 e 2008 como períodos de boas vendas justificando com a redução de incêndios nos dois anos, fator que despoletou a valorização da matéria-prima, promovendo a subida da procura e, conseqüentemente, o aumento de preço da madeira.

O eucalipto, que assume o principal papel em termos de matéria-prima, tem vindo a reduzir os preços nos mercados mundiais onde é comercializado, descendo uma média de 13 euros por cada metro cúbico.

A Unimadeiras aconselha os fornecedores a ponderarem a compra de madeira, alertando, de igual forma, os produtores, para que procurem apenas retirar a matéria-prima de zonas com elevado risco de incêndio, adianta o Diário de Notícias.

Fonte: Fábrica de Conteúdos/Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs