Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Presidente lança pacote para setor florestal
O governo lançou hoje (05/02) um pacote de medidas para estimular o setor florestal brasileiro. A iniciativa pretende incentivar o plantio de florestas e recuperar áreas degradadas. Trata-se do Programa Nacional de Florestas.

A cerimônia de lançamento do programa foi realizada às 10h30 no Palácio do Planalto. Durante a solenidade, o presidente Lula instalou a Comissão Coordenadora do Programa Nacional de Florestas (Conaflor). Os membros da comissão terão a tarefa de propor e avaliar medidas para o cumprimento das diretrizes das políticas públicas do setor florestal.

O Brasil detém uma grande área de floresta onde está armazenada um quinto da água doce disponível no mundo. A Amazônia possui 70% das florestas, e o Cerrado, 17%. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as cadeias de produção ligadas diretamente aos recursos florestais respondem por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e por 8% das exportações. O setor florestal recolhe mais de R$ 3 bilhões em impostos a cada ano, gerando dois milhões de empregos diretos e indiretos.

De olho nesse potencial, o governo vai investir na recuperação do patrimônio natural, que é gerador de emprego e divisas para o País. O Programa Nacional de Florestas será implementado no período 2004/2007 e prevê ações que estimulem o manejo sustentável, o investimento em formação de mão-de-obra especializada em práticas de manejo, e a criação de linhas de crédito específicas para o setor, além do desenvolvimento de tecnologias adequadas e a regulamentação da concessão de terras públicas para manejo e fiscalização.

Fonte: Agência Brasil – 05/02/2004

Fonte:

Neuvoo Jooble