Notícias
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) firmaram, em dezembro passado, um contrato para a produção de uma pesquisa inédita para mapear o mercado da madeira na região sul do Paraná. Até junho serão compilados dados de todos os Arranjos Produtivos Locais (APLs) para definir o método da pesquisa, que começa a ser aplicada a partir de julho. Os resultados deverão ser entregues em abril de 2010.
O APL da Madeira de União da Vitória (PR) está inserido na Pesquisa de Mercado e Projeto de Diagnósticos, uma iniciativa do IEL Nacional, em parceria com o MDIC, que mapeará 13 APLs nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
As ações incluem mobilização do setor industrial, oferta de serviços, consultorias e programas de desenvolvimento tecnológico e coordenação de planejamento estratégico, além de participação na gestão dos APLs. "A pesquisa será importante para ampliar o mercado. Se cada uma das pequenas empresas fosse fazer um levantamento como este, demandaria muito tempo e dinheiro. Com os resultados, os empresários saberão onde investir e quais os mercados mais promissores", afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Madeira e Marcenaria de União da Vitória, Fabrício Antonio Moreira Neto, ressaltando que os resultados serão um incentivo ao desenvolvimento do setor.
Com a pesquisa, será possível conhecer os principais pólos e segmentos consumidores, os principais produtos comercializados, os canais de distribuição e logística, os compradores e volumes comprados, as oportunidades existentes no mercado pesquisado e realizar ações de cooperativismo ou associativismo no mercado alvo.
"A pesquisa será realizada em quatro etapas. Primeiro será definido um método único para ser aplicada em todos os APLs e um levantamento de dados. A próxima etapa será a apresentação da pesquisa para os empresários e, por último, a elaboração de um documento único, com os dados de todas as regiões", explicou a coordenadora de projetos do IEL Nacional, Ana Druck.
Fonte: DCI
Notícias em destaque





