Notícias
O Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP oferecerá um curso internacional intensivo sobre a produção florestal e capacidade de plantios florestais na América do Sul chamado de “2009 Brazilian Forestry Summer Course”. As aulas acontecem de 9 a 21 de março, em Piracicaba (SP).
Segundo a universidade, o curso é realizado com base em um convênio existente com a Universidade de Helsinki, que segue a filosofia dos cursos de verãos. A iniciativa é resultado da parceria intitulada "Global Industrial Forestry Network (GIFN)" estabelecida por quatro universidades de países líderes no desenvolvimento de florestas voltadas para o abastecimento industrial. Além da USP e da Universidade de Helsinki, são parceiras a Universidade da República do Uruguai e a Universidade de Stellenbosch da Africa do Sul.
Para o professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, um dos coordenadores do GIFN, há uma forte tendência de expansão dos plantios florestais na América Latina, resultado de investimentos feitos por grupos industriais em uma região que apresenta grandes vantagens comparativas para o estabelecimento desse tipo de atividade. “Os países que integram o chamado cone sul são importantes produtores mundiais de fibra de madeira e isso trás vários desafios para os profissionais florestais dos nossos países e de outras partes do mundo”, destaca.
Segundo ele, um dos principais desafios é a formação de gestores florestais voltados para o suprimento industrial com uma visão ampla e internacional das relações produtivas. “Com o curso, nossa idéia é expandir nossas competências, integrar experiências e compartilhar conhecimentos”.
O curso é aberto para participantes nacionais e internacionais e será constituído por um grupo de especialistas que farão as apresentações em inglês. Mais informações pelo telefone (19) 2105-8622 ou no site: http://cmq.esalq.usp.br/~lcer/BFSC2009/index.htm.
Fonte: Celulose Online
Notícias em destaque





