Voltar

Notícias

11
fev
2009
(BIOENERGIA)
Consumo no mercado liberalizado de energia diminui

O consumo no mercado liberalizado de energia apresentou, ao longo do período de Dezembro de 2007 a Dezembro de 2008, uma tendência decrescente, com decréscimos de consumo mais expressivos em Janeiro e Fevereiro de 2008 face aos meses precedentes, de acordo com o resumo informativo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Em Dezembro de 2008, o consumo no mercado liberalizado havia acumulado uma variação negativa de cerca de 81% em relação ao valor que se registrava no mesmo mês do ano anterior, embora se note um ligeiro crescimento nos últimos dois meses. No final do mesmo mês, o número acumulado de clientes em atividade no mercado liberalizado era de 1 977 555, o que representou um aumento de cerca de 2,5% face ao número de clientes no final de Novembro.

O consumo médio em 12 meses (manutenção do consumo médio mensal em Junho durante 12 meses) dos clientes no mercado liberalizado no último dia de Dezembro ascendeu a 1 247 GWh, cerca de 7 por cento acima do valor de Novembro.

O consumo médio por cliente do mercado liberalizado registrou, em Dezembro, um acréscimo de 8 por cento face ao do mês anterior, situando-se agora em cerca de 6,5 MWh.

A evolução do número de clientes no mercado liberalizado permite observar, de acordo com a ERSE, um crescimento do mesmo de cerca de 2,2% ao mês desde Dezembro de 2007. Em Dezembro de 2008, o número de clientes no mercado liberalizado aumentou cerca de 30% face a Dezembro de 2007.

O consumo total em Portugal continental situou-se em cerca de 4 700 GWh, 9,5% acima dos cerca de 4 292 GWh de consumo em Novembro, fato que se pode parcialmente justificar com a evolução das temperaturas.

Fonte: Portal Ambiente Online

ITTO Sindimadeira_rs