Notícias
O projeto Pontos de Venda do Pólo Comercial da Serra Gaúcha, ação impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), tem contribuído significativamente com o desenvolvimento de um grupo de 12 empresários do comércio de móveis de Caxias do Sul, município distante 125 quilômetros de Porto Alegre. Por meio de consultorias e capacitações, os empreendedores recebem indicações de como qualificar e aprimorar a gestão de seus negócios. Um bom exemplo disso é o caso da empresa Basilar Móveis que, no final de 2008, adotou novas estratégias de negociação e marketing, e hoje já pode visualizar os resultados positivos desta mudança.
Conforme a gestora do projeto Pontos de Venda do Pólo Comercial da Serra Gaúcha, Noeli Marta Turcatel, ao longo de 2008 o grupo participou de diversas capacitações. Entre elas, oficina gerencial; cursos de vitrinismo, atendimento, negociação e fechamento de vendas. Além disso, os empresários participaram de uma missão à Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração (Abimad 2008), que ocorreu no mês de agosto, em São Paulo. “A participação dos empresários nas ações planejadas para o grupo são muito importantes porque, além de aplicar os conhecimentos na gestão e conseqüentemente na melhoria do resultado em seus empreendimentos, a troca de experiências e a união dos empresários possibilita o fortalecimento do grupo e a busca de um melhor atendimento para seus clientes. Muitas vezes a loja pode não ter o que o consumidor procura, mas com essa união do grupo eles acabam se indicando para satisfazer as necessidades da clientela”, aponta Noeli.
Segundo a gestora, o plano de trabalho para o grupo em 2009 é dar continuidade às ações iniciadas em 2008. Uma das primeiras ações para esse ano, segundo Noeli, será a criação de um nome e de uma logomarca para identificar o grupo. Em março está prevista uma missão empresarial na Feira de Móveis do Estado do Paraná (Movelpar 2009). No mês de janeiro a gestora e a consultora setorial visitaram todas as empresas integrantes do grupo, a fim de estreitar laços e conhecer melhor a realidade e as necessidades de cada um. “É de fundamental importância conhecermos o perfil das lojas, a linha de produtos, a estrutura, a organização, visto que isso nos auxiliará na hora de traçar o plano de trabalho para as empresas”, destaca.
O diretor da Basilar Móveis, Vilson Rech de Castilhos, salienta que sua empresa é a loja de móveis mais antiga de Caxias do Sul. “Estamos há 38 anos no mercado, vendendo exclusivamente móveis voltados para classes B e C. Nosso diferencial é manter a tradição e a produção de móveis clássicos e exclusivos, a fim de fidelizar os nossos clientes”, ressalta.
O empresário afirma que após participar de algumas ações do projeto, decidiu buscar uma consultoria para realizar algumas mudanças na ambientação e na parte financeira da loja. “Tínhamos dificuldades na área financeira da empresa e na falta de espaços para expor os produtos. Por meio das orientações do consultor conseguimos melhorar estas questões”, informa.
De acordo com Castilhos, a empresa realizou parcerias com fornecedores e está usando técnicas de negociação no empreendimento. “Conseguimos negociar melhor os prazos e ganhar mais descontos à vista, contribuindo para o aumento do faturamento da empresa. Somente em janeiro as vendas aumentaram cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior”, comemora.
Para a gestora Noeli, a iniciativa da Basilar é um exemplo de resultado das ações realizadas pelo grupo, pois a empresa desenvolveu algumas ações em 2008, mas ainda sentia necessidade de aumentar as vendas. “A empresa buscou uma alternativa de incrementar o que já vinha fazendo. Com o auxílio do consultor especializado, fez uma parceria com fornecedores e analisou estoques. Com isso, conseguiu implementar algumas ações para ampliar as vendas”, conta.
A consultora do Sebrae/RS, Rejane Turcatel, lembra que a consultoria na Basilar teve um resultado muito satisfatório. Segundo ela, a empresa participou em 2008 de algumas oficinas que despertaram o interesse do empresário em rever seus controles financeiros e mudar. “Ele queria rever tudo o que tinha apurado na capacitação. Foi então que montamos um plano de ações para reduzir os estoques e para a empresa aumentar seu faturamento. Desenvolvemos também uma estratégia de marketing para dar uma maior visibilidade a eles”, relata.
O Projeto Pontos de Venda do Pólo Comercial da Serra Gaúcha objetiva incrementar o faturamento e ampliar mercado por meio de melhorias nas práticas de gestão e promoção comercial. Suas ações são voltadas para 80 micro e pequenas empresas divididas nos segmentos de comércio de móveis, calçados, óticas, alimentação e fotografia, com ponto de venda no L'América Shopping Center e no Centro de Bento Gonçalves, nas ruas Saldanha Marinho e Júlio de Castilhos, entre as ruas Barão do Rio Branco e 13 de Maio; em Caxias do Sul, nas ruas Bento Gonçalves e 18 do Forte, entre as ruas Vereador Mário Pezzi e Feijó Jr.; em Guaporé, nas ruas Monsenhor Scalabrini e Alfredo Pasqualini, entre as ruas Manoel F.Guerreiro e Silvio Sanson; em Vacaria, nas ruas 15 de Novembro e Pinheiro Machado, entre as ruas Dr. Flores e Inácia Vieira.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Notícias em destaque





