Notícias
Os programas de reflorestamento, a cada dia, ganham mais espaço na região de Uberaba e Triângulo Mineiro. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), juntamente com outras empresas, estão desenvolvendo um grande trabalho. Trata-se de iniciativas e parcerias de reflorestamento para as áreas que rondam a cidade. Dentre os empenhados em tais iniciativas, estão alguns engenheiros agrônomos de renome que trabalham na empresa Satipel, instalada em Uberaba.
A Sagri fez questão de destacar, a respeito dos agricultores que desempenham o trabalho de reflorestamento em suas terras, o produtor J. H. R., que possui hoje uma área de 127 hectares reflorestados com eucalipto.
Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Humberto Guimarães, o reflorestamento é importante porque desenvolve, e faz parte das diversificações de culturas. “Já reflorestamos pequenos bosques, inclusive, adequando-os ao programa Pronaf. E é de acordo com os prazos condizentes que acontecem essas adequações, sendo o primeiro pagamento com possibilidade de efetuação no sétimo ano”, enfatiza.
O secretário ainda esclarece que, um hectare de área reflorestada representa 1.200 árvores. “Um eucalipto reflorestado pode render, posteriormente, em seis anos, um valor de R$ 4 mil. De fato, é uma excelente renda”, acrescenta.
Uberaba pode ser considerada como uma cidade de grande aptidão para produção de eucaliptos, favorecendo a tendência do reflorestamento em 2009.
Os órgãos que trabalham com a agricultura têm a meta de estimular os agricultores e os interessados, com modelos demonstrativos e orientações técnicas.
“Hoje, um agricultor que investe cerca de R$ 3 mil em reflorestamento, pode conseguir a formação de uma boa lavoura de eucalipto”, ressalta.
Para outras informações sobre reflorestamento, bastas entrar em contato com os setores do meio ambiente da cidade.
Fonte: Jornal de Uberaba
Notícias em destaque





