Voltar

Notícias

23
jan
2009
(SETOR FLORESTAL)
Estado tem 10 milhões de hectares propícios para agricultura e silvicultura

Durante a apresentação do governador André Puccinelli ao ministro de Assuntos Estratégico, Mangabeira Unger, na Governadoria, sobre os projetos para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, agricultura e reflorestamento tiveram destaque. Mato Grosso do Sul tem 10 milhões de hectares propícios para agricultura e silvicultura afirmou Puccinelli.

São áreas que estão subaproveitadas, que já foram desmatadas para dar lugar a pastagens, e podem ser reaproveitados para a produção de grãos, combustível, celulose e reflorestamento. Para o ministro Mangabeira, um bom começo seria com a recuperação dessas áreas degradadas. Deve-se investir na recuperação de áreas degradadas, pois é um problema que não afeta somente Mato Grosso do Sul, mas o país inteiro afirmou o Ministro.

A partir da recomposição das áreas degradadas, segundo Mangabeira, será possível desenvolver projetos nas áreas de pecuária intensiva, manejo florestal sustentável, agricultura familiar e produção de biocombustíveis, incentivando a economia estadual. "Não queremos cidades cheias e o campo vazio, queremos fomentar a industrialização do campo, através de uma produção em escala e agregando valores aos produtos", afirmou o ministro.

Durante a palestra, o governador destacou estudos que estão sendo feitos para o aproveitamento dessas áreas e para a recomposição de matas ciliares que, de acordo com André, tornaria Mato Grosso do Sul no primeiro estado a recuperar os corredores de florestas que acompanham os rios e as matas ciliares em totalidade.

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) também foi citado pelo governador, que afirmou ao ministro ser um estudo técnico-científico avançado. O ZEE reuniu informações de 53 instituições de pesquisa e ensino mapeando as áreas potencialmente produtivas em Mato Grosso do Sul e as áreas destinadas a preservação ambiental disse André.

André Puccinelli destacou ao ministro que o Pantanal é do Mato Grosso do Sul. 20% do Pantanal está no Mato Grosso, 10% no chaco paraguaio e 70% no Mato Grosso do Sul destacou o governador.

Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Sindimadeira_rs ITTO