Voltar

Notícias

15
jan
2009
(BIOENERGIA)
Novas técnicas para produzir carvão vegetal

Profissionais da Universidade Nacional del Chaco Austral (UNCAUs), com financiamento do governo provincial, desenvolveram uma tecnologia para a obtenção de carvão vegetal através do processo de pirólise (destilação seca da madeira) em fornos metálicos.

A iniciativa é altamente favorável, pois esse tipo de processo, pode produzir mais afetando menos o meio ambiente.

O sistema consiste na degradação térmica no ambiente com atmosfera controlada na ausência de oxigênio, onde os gases gerados são reutilizados, diminuindo o consumo de energia e a emanação de substâncias contaminantes ao meio ambiente, segundo explicaram os engenheiros Walter Lopez e Jose Fernandez, da UNCAUs.

No processo convencional para se produzir carvão são utilizados fornos de barro, nesse caso a temperatura de combustão é incontrolável o que leva a obter produtos de menor rendimento e qualidade, afetando o meio ambiente.

Deve-se ter a consciência sobre a urgência de encontrar fontes de matérias-primas renováveis e tecnologias mais racionais desde o ponto de vista ecológico, para os processos de termo conversão dada a situação de contaminação indiscriminada do meio ambiente.

Fonte: Diário Norte/Guiaforestal

Sindimadeira_rs ITTO