Notícias
Os Estados Unidos, principal destino das exportações de móveis do Brasil, continuam perdendo participação entre os principais clientes do setor moveleiro nacional. O país norte americano representou 16% do destino das exportações totais reduzindo em 35% a compra dos produtos brasileiros.
Ainda assim, os Estados Unidos, seguidos pela Argentina, França e Reino Unido, são os principais compradores de móveis nacionais. Destaca-se também Angola, que teve a mesma participação do reino Unido com 7% do total exportado pelas empresas brasileiras.
O país africano apresentou um crescimento de 64% neste ano. A Argentina representou 13% do total vendido para o exterior, e cresceu 46% nos onze meses de 2008. Já a França comprou 12% a mais de janeiro a novembro. Os franceses foram responsáveis por 9% das exportações do setor. O Reino Unido importou menos, teve queda de 7% e soma 7% do total das vendas externas.
Móveis gaúchos tiveram 29% das exportações
Com um crescimento de 1,6% nas exportações, os móveis gaúchos tiveram participação de 29% nas vendas nos primeiros 11 meses do ano passado. Com este índice, o estado fica atrás apenas de Santa Catarina que, mesmo com uma queda de 12,8% nas exportações, com relação ao mesmo período de 2007, se manteve com uma participação de 32% nas exportações de 2008. Em terceiro lugar, o estado de São Paulo teve um crescimento de 28,5% em relação a 2007 e manteve 17% das exportações de 2008.
Fonte: Gazeta de Bento Gonçalves
Notícias em destaque





