Voltar
Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Setor madeireiro apresenta tendência de crescimento para 2004
A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente - ABIMCI anunciou esta semana a certificação de 15 empresas pelo CE Marking para produtos de madeira de uso não estrutural. O selo irá garantir as exportações dos produtos de madeira brasileiros para a Comunidade Européia, que passa a exigir a certificação a partir de abril.
Algumas empresas já estão em processo de adequação para obter o selo para produtos de uso estrutural. A conquista da certificação está sendo muito comemorada pelos empresários, pois os primeiros certificados representam 45% das exportações de madeira para a Europa. "Garantimos a continuidade dos negócios e estamos à frente dos outros países, já que somos o primeiro a emitir o selo por meio de um Programa Nacional, como o PNQM", afirma o presidente da ABIMCI, Odelir Battistella.
Mudanças de Governo, instabilidade da moeda, falta de incentivo para a indústria madeireira e barreiras não tarifárias não foram suficientes para abalar as exportações dos produtos de madeira brasileiros.
Enquanto as exportações do país cresceram 21,1% em 2003, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, o setor madeireiro registrou um aumento de 19,1% em relação a 2002.
Os produtos de madeira representaram 3,7% do total das exportações brasileiras, de acordo com os números da Associação. O setor fechou 2003 com mais de US$ 2,6 bilhões de produtos de madeira exportados contra US$ 2,2 bilhões em 2002.
Apesar de muitos obstáculos continuarem este ano, os empresários estão otimistas e acreditam em um ano melhor e no crescimento contínuo. No ano passado, o crescimento médio mensal ficou em 5,1%.
A principal aposta do segmento para intensificar os negócios no exterior e acreditar em um desempenho melhor este ano está na qualidade dos produtos. "A alta das exportações em relação a 2002 e o reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros pelos importadores garante a confiança dos empresários", diz Battistella.
A expectativa para 2004 é consolidar mercados tradicionais, como Estados Unidos e Europa, mas também entrar com mais força na Ásia e nos países do Oriente Médio. (Ascom ABIMCI)
Fonte: Ambiente Brasil – 28/01/2004
Algumas empresas já estão em processo de adequação para obter o selo para produtos de uso estrutural. A conquista da certificação está sendo muito comemorada pelos empresários, pois os primeiros certificados representam 45% das exportações de madeira para a Europa. "Garantimos a continuidade dos negócios e estamos à frente dos outros países, já que somos o primeiro a emitir o selo por meio de um Programa Nacional, como o PNQM", afirma o presidente da ABIMCI, Odelir Battistella.
Mudanças de Governo, instabilidade da moeda, falta de incentivo para a indústria madeireira e barreiras não tarifárias não foram suficientes para abalar as exportações dos produtos de madeira brasileiros.
Enquanto as exportações do país cresceram 21,1% em 2003, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, o setor madeireiro registrou um aumento de 19,1% em relação a 2002.
Os produtos de madeira representaram 3,7% do total das exportações brasileiras, de acordo com os números da Associação. O setor fechou 2003 com mais de US$ 2,6 bilhões de produtos de madeira exportados contra US$ 2,2 bilhões em 2002.
Apesar de muitos obstáculos continuarem este ano, os empresários estão otimistas e acreditam em um ano melhor e no crescimento contínuo. No ano passado, o crescimento médio mensal ficou em 5,1%.
A principal aposta do segmento para intensificar os negócios no exterior e acreditar em um desempenho melhor este ano está na qualidade dos produtos. "A alta das exportações em relação a 2002 e o reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros pelos importadores garante a confiança dos empresários", diz Battistella.
A expectativa para 2004 é consolidar mercados tradicionais, como Estados Unidos e Europa, mas também entrar com mais força na Ásia e nos países do Oriente Médio. (Ascom ABIMCI)
Fonte: Ambiente Brasil – 28/01/2004
Fonte:
Notícias em destaque
Como plantar o kiri japonês, árvore conhecida por crescer rápido e pela madeira muito valorizada
Cartilha da Embrapa mostra como dar os primeiros passos no cultivo.
O programa deste domingo (30) recebeu um pedido diferente: uma...
(MADEIRA E PRODUTOS)
Megafábrica dá primeiros passos para ampliar produção de celulose
A partir de 2026 a Eldorado acelerar o ritmo de plantio de eucalipto, podendo chegar a 50 mil hectares anuais em MS
Fábrica de...
(PAPEL E CELULOSE)
Setor madeireiro mostra resiliência e mira retomada em 2026
Somapar, STCP e WoodFlow avaliam o mercado e apontam 2026 como um ano de reorganização, cautela e oportunidades para a madeira...
(MADEIRA E PRODUTOS)
Programa de Apicultura da Suzano bate recorde e consolida Três Lagoas como líder na produção de mel em MS
Com 309 toneladas produzidas em 2024, iniciativa reúne 158 apicultores e registra crescimento de 48% em relação ao ano...
(AGRO)
Arábia Saudita: novas oportunidades para o mobiliário brasileiro no Oriente Médio
Com economia em expansão e forte investimento em habitação e urbanização, a Arábia Saudita desponta como...
(MERCADO)
Sem floresta não há discurso e nem futuro
Nos empreendimentos florestais industriais, que exigem ciclos longos, investimentos elevados e planejamento de décadas, existe uma verdade...
(SILVICULTURA)














