Notícias
As exportações florestais chilenas cairão no próximo ano 15 por cento em comparação com 2008, para somar uns 4.600 milhões de dólares, segundo analise difundida pelo Instituto Nacional Forestal (Infor).
"As perspectivas (para 2009) não são muito alentadoras, devido a possibilidade bastante concreta de que a maioria dos países do mundo desenvolvido entrem em um período de recessão econômica, o que indubitavelmente limitaria as possibilidades de expansão do comércio internacional", disse o informe.
Nesse contexto, a entidade prevê uma queda de 20 por cento no preço da polpa de celulose, o principal produto de exportação do setor florestal, cujo volume de vendas ao exterior se manteria.
Ainda, projeta um decréscimo de 10 por cento no preço médio de outros produtos principais de exportação, assim como diminuições, de entre 5 e 10 por cento, em seus volumes exportados.
Assim mesmo este ano as exportações florestais chilenas alcançaram um valor em torno de 5.400 milhões de dólares, o que supõe um aumento de 9 por cento em relação a 2007, devido a uma considerável queda nos envios aos Estados Unidos, um de seus principais mercados.
Fonte: Finanzaz.com
Notícias em destaque





