Notícias
Para o próximo ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende formar 5 mil extensionistas rurais em Manejo Ecológico de Solos em todo o País. A idéia é preparar, inicialmente, 500 profissionais para multiplicar o conhecimento a outros técnicos nos estados. A ação é coordenada pela área de Formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (Dater/SAF/MDA).
Para esclarecer as bases dessa ação de capacitação, houve uma reunião com professores, pesquisadores, extensionistas e especialistas em solos de instituições de todas as regiões do Brasil. Cada convidado apresentou contribuições sobre especificidades regionais e, em conjunto, o grupo construiu uma estratégia para executar o projeto, além dos conteúdos mínimos a serem ministrados nos cursos.
Segundo o Coordenador Geral de Formação do Dater, Francisco Roberto Caporal, a busca pela sustentabilidade e o crescimento da agricultura familiar cada vez mais exige profissionais e agricultores com sólidos conhecimentos sobre o tema.
“Isso implica não só pensar nas questões relativas à fertilidade química, mas também em todos os demais aspectos que envolvem áreas de conhecimento como a Física e a Biologia, além das relações ecológicas que existem entre solo, água, plantas, animais e os homens e mulheres responsáveis pelo manejo”, detalhou Caporal.
Os cursos deverão ser organizados a partir das condições de cada bioma ou agroecossistema e oferecerão ferramentas úteis e práticas para as atividades dos extensionistas rurais para apoiar a agricultura familiar de cada região do país.
Fonte: Envolverde - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Notícias em destaque





