Notícias
No Mês de Novembro, durante a sessão plenária, foram aprovados dois projetos de autoria do vereador Felipe Peixoto que trarão muitos benefícios para a cidade em relação ao meio ambiente. O primeiro projeto tem o objetivo de implantar a instalação de aquecimento de água por energia solar nas novas construções.
O uso de aquecedores solares ainda é incipiente no Brasil. Os códigos de obra municipais, não exigiam a instalação ou a preparação para instalação de coletores solares na construção e em reformas de edificações residenciais e comerciais e, portanto, não encorajavam os futuros moradores a instalar aquecedores solares. Neste sentido, a aprovação deste projeto é de suma importância para a adoção de uma das mais simples e baratas fontes de energia renovável, com uma relação custo-benefício bastante favorável para a redução de emissões de gases-estufa. A geração de energia descentralizada e em pequena escala pode contribuir consideravelmente para a proteção do clima global e, ao mesmo tempo, ter um importante papel na melhoria da qualidade de vida.
“Essa é uma lei importantíssima para o nosso meio ambiente, tenho certeza que a aprovação dela será um avanço para a cidade de Niterói”, afirmou Felipe Peixoto.
Já o segundo projeto, tem o objetivo de regulamentar o replantio e a poda de árvores no município de Niterói, determinando locais prioritários e adequados para execução de arborização, como também informar quais os parâmetros para plantio das espécies. Tal projeto é necessário principalmente porque a falta de planejamento de vegetações arbóreas tem causado sérios transtornos: plantio de espécies inadequadas em avenidas importantes da cidade por parte de órgãos municipais, trazendo riscos de acidentes; falta de procedimento adequado para análise de supressão de árvores; procedimentos inadequados de podas e plantios; e outros.
Fonte: Cidades Solares
Notícias em destaque





