Voltar

Notícias

10
dez
2008
(GERAL)
Estados Unidos premiam Brasil por investimentos em infra-estrutura

O Brasil foi escolhido o “País do Ano” (2009) pela Agência para o Comércio e o Desenvolvimento dos Estados Unidos (United States Trade and Development Agency – USTDA), por ter assinado, com o órgão, um número recorde de acordos de cooperação de projetos de infra-estrutura. O prêmio será entregue pelo diretor da USTDA, Larry Walther, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, durante solenidade a ser realizada nesta quarta-feira (10/12), às 15h30, no MDIC. O ministro receberá o prêmio em nome do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde sua criação, em 1981, a USTDA já assinou 91 projetos com o Brasil, totalizando investimentos em US$ 21 milhões em estudos de viabilidade, visitas de orientação aos Estados Unidos, workshops, seminários e financiamentos a projetos como: Floresta Digital no Acre; Sistema Inteligente de Transportes de Belo Horizonte; Central de Dados para o Governo do Estado do Ceará e Controle do Trânsito do Município do Rio de Janeiro.

O principal objetivo do órgão é a concessão de financiamento para estudos de viabilidade de projetos de infra-estrutura, notadamente nos setores de transporte, energia, telecomunicações e meio ambiente, além de projetos industriais.

Financiamento

A agência norte-americana, que fornece apoio econômico no planejamento de projetos de infra-estrutura na América Latina e em outras regiões do mundo, trabalha em conjunto com o Departamento de Comércio norte-americano (U.S. Trade Representative), o Banco de Exportações e Importações dos EUA (Export-Import Bank of the United States) e a agência que trata de investimentos privados no exterior (Overseas Private Investment Corporation), além de outras agências governamentais norte-americanas.

Para receber o financiamento, o país deve atender quatro critérios principais: o projeto deve ser de prioridade nacional ou local, levando-se em consideração o nível de desenvolvimento econômico do país; comprovação de possíveis fontes de financiamento; importação de bens e serviços do estrangeiro para a implementação do projeto; e a existência de forte competência internacional para o fornecimento dos bens e serviços mencionados, por meio de licitação internacional.

O prêmio existe desde 2001, sendo que os últimos agraciados foram: Colômbia (2007), Vietnã (2006), Afeganistão (2005) e México (2004). No ano fiscal de 2008, a USTDA investiu acima de US$ 46 milhões em apoio a projetos de 54 países.

Para mais informações sobre a Agência para o Comércio e o Desenvolvimento dos Estados Unidos, consulte www.ustda.gov.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Sindimadeira_rs ITTO