Voltar

Notícias

10
dez
2008
(MADEIRA E PRODUTOS)
Projeto beneficia setor madeireiro

O projeto de capacitação e geração de renda 'Marcenaria Escola/Caminhos do Paraná' formou 50 novos alunos na segunda-feira (08). Ao longo de 2008 foram mais de 100 profissionais qualificados. No total foram cerca de 1,2 mil horas de qualificação profissional, oportunizando a inclusão de pessoas de baixa renda na cadeia produtiva da madeira.

Conforme o diretor do Departamento de Qualificação Profissional, Júlio César Imgenchki, o objetivo principal é atender a demanda local das empresas. Ele estima que aproximadamente 15% dos profissionais formados sejam contratados de imediato pelas empresas do ramo. O montante só não é mais significativo, segundo Imgenchki, em função da crise econômica mundial. "As empresas estão cautelosas, mas o mercado necessita de aproximadamente 120 profissionais para suprir a demanda", diz. Segundo o coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Laerte Bittencourt Filho, a Fiep já está em negociação para viabilizar em 2009 mais seis turmas de marceneiros, com 160 horas cada. "Com certeza o projeto terá seqüência, atendendo,gerando capacitação e renda para um número ainda mais expressivo de pessoas", diz.

O diretor geral da Masisa Brasil, Jorge Hilmann, diz que a empresa assumiu como meta a geração de Negócios Inclusivos. "Negócios que ofereçam oportunidades para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda e que possam, também, ser rentáveis para a empresa", afirma. A meta da Masisa é de que, até 2010, os Negócios Inclusivos - negócios que permitam a inclusão de pessoas da base da pirâmide em alguma etapa da cadeia de valor - gerados pela empresa correspondam a pelo menos 10% de seu faturamento.

Parte dos profissionais capacitados através do projeto hoje integra a Associação Qualidade & Conforto, criada com o apoio da Masisa com foco na montagem e venda de móveis com e para a base da pirâmide. Com showroom montado no Captólio Vest & Art, a Associação já conta com um lote inicial de 100 móveis, entre roupeiros, estantes, racks, balcões de pia e armário suspenso para cozinha. Os móveis são produzidos com Masisa Melanina e já estão à venda e serão entregues a partir de 20 de dezembro.

A iniciativa, voltada à capacitação e à geração de renda junto a pessoas da base da pirâmide social, é resultado de uma parceria entre a Masisa, Senai, Sesi, Prefeitura de Ponta Grossa, Rotary Clube e o Instituto João XXIII.

Profissional busca oportunidade

Um dos formandos do projeto Marcenaria Escola é Jean Moreira, que ao longo do curso recebeu encomendas e agora pretende ingressar no mercado de trabalho, com carteira assinada. "A expectativa é de ser contratado formalmente, investir na compra de material e daqui a alguns anos montar meu próprio negócio", diz. O profissional salienta que paciência e atenção são essenciais para a profissão. "Gosto do que faço, me aperfeiçoei e acredito que vou fazer diferença no mercado de trabalho", finaliza.

Fonte: Jornal da Manhã

Sindimadeira_rs ITTO