Voltar

Notícias

09
dez
2008
(MADEIRA E PRODUTOS)
Projeto de sensibilização para o consumo de madeira certificada é lançado em Manaus

Foi lançado em Manaus (AM), o Projeto Floresta Viva (PFV), de iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) em parceria com a ONG Gret. A campanha pretende sensibilizar os consumidores para a compra de produtos de madeira maciça certificada, alertando-os sobre a origem do material e informando sobre o conceito de madeira oriunda de floresta manejada.

A iniciativa foca os diferentes grupos de consumidores, dentre os quais amazonenses estrangeiros e brasileiros de outros estados, com poder aquisitivo satisfatório e capacidade de escolha para a estruturação de seus ambientes de trabalho e moradia.

É sabido que os custos operacionais para se viabilizar a madeira de florestas manejadas não são baixos, mas também podem se tornar mais acessíveis de acordo com a demanda do mercado. E isso só ocorrerá com a mudança de comportamento dos consumidores, que devem questionar qual a origem da matéria-prima dos produtos de seu interesse.

A campanha foi desenvolvida pela equipe técnica do PFV e teve seu conceito concebido pela equipe central do projeto. Os objetivos do plano são: impactar com a apresentação da existência da comercialização de madeira ilegal; orientar sobre práticas de manejo florestal e sensibilizar os consumidores para que exijam madeira oriunda de florestas manejadas na hora da compra. O projeto utilizará cartazes, panfletos, calendários, marcadores de texto e outros produtos, que serão distribuídos e posicionados em 70 instituições públicas e 22 bibliotecas e livrarias. Também serão colocados adesivos no vidro traseiro de 30 ônibus urbanos divulgando a idéia.

Fonte: Amazônia.org.br

ITTO Sindimadeira_rs