Voltar

Notícias

21
nov
2008
(MÓVEIS)
Moveleiros querem ampliar exportações aos árabes

Um grupo de 36 grandes fabricantes de móveis embarca no final de novembro para apresentar seus produtos na Index Dubai 2008, maior feira de mobiliário do Oriente Médio e uma das principais do mundo. O objetivo é alavancar novos negócios e abrir novos mercados para os móveis brasileiros.

A participação brasileira é iniciativa do Projeto Brazilian Furniture, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento acontece de 3 a 7 de dezembro, na capital dos Emirados Árabes Unidos.

A edição de 2008 será a maior participação brasileira na feira com 1.264 m². De acordo com o presidente da Abimóvel, Jose Luiz Diaz Fernandez, a presença dos móveis brasileiros vem crescendo a cada ano. "Será uma grande oportunidade de diversificar o destino das nossas exportações e reduzir a dependência dos americanos, que devem comprar menos", afirma Fernandez.

Com a crise dos Estados Unidos, principal comprador de móveis brasileiros, a participação norte-americana passou de 52% para 30% no total exportado pelo Brasil, mas ainda se mantém como o maior comprador isolado. Mesmo com o real desvalorizado, o setor revisou de 5% para 2,5% a projeção de crescimento das exportações para 2008 em relação ao ano passado, quando atingiram US$ 1,1 bilhão.

Serviço:
Mais informações sobre a Index Dubai 2008: www.indexexhibition.com

Fonte: Canal Executivo

ITTO Sindimadeira_rs