Voltar

Notícias

20
nov
2008
(MADEIRA E PRODUTOS)
Minc propõe autarquia para certificar madeira

O ministro do meio ambiente, Carlos Minc, entregou terça-feira (18) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de transformar o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em uma autarquia para certificar madeiras. Minc disse que, se criada, a autarquia tornará o combate ao desmatamento mais rigoroso e gerará empregos sustentáveis.

O SFB é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e a sua transformação em autarquia será proposta ao Legislativo por meio de projeto de lei. A mudança permitirá que o Serviço Florestal Brasileiro tenha autonomia financeira e quadro próprio de servidores

Segundo o ministro, a estimativa é que a nova autarquia crie 760 empregos diretos e até 36 mil empregos indiretos para a exploração de madeira legalizada e certificaria 2,8 milhões de metros cúbicos de madeira extraídos anualmente. "A única forma de combater a venda de madeira ilegal é ofertar madeira legalizada", disse.

Minc também anunciou a contratação de três mil cargos na pasta do Meio Ambiente para o combate ao desmatamento. Além disso, o ministro anunciou a assinatura, na sexta-feira (21), de um decreto regulamentando a Lei de Preservação da Mata Atlântica.

Apesar de o ministro dizer que o presidente Lula "deu OK para as idéias e a decisão já está tomada", assessores do governo afirmou que a criação da autarquia está sendo analisada e que Minc foi orientado a procurar a Casa Civil.

Fonte: Amazônia.org.br

Sindimadeira_rs ITTO