Notícias
Pesquisadores da Embrapa Rondônia desenvolveram técnica para induzir a germinação das sementes da Teca (Tectona grandis), espécie nativa das florestas tropicais, que tem se destacado na região amazônica pelo crescimento volumétrico e qualidade da madeira.
A germinação das sementes é lenta e irregular, uma das principais limitações para os produtores da madeira. Para amenizar o problema, pesquisadores adaptaram o coletor solar, também conhecido como solarizador, para captar a energia solar e transformá-la em energia calorífera. Normalmente, essa técnica é utilizada para eliminar os agentes causadores de doenças e pragas do solo.
Os resultados avaliados têm demonstrado que, com o tratamento pelo coletor solar, pode ser obtida a taxa de germinação de 80%, ao final da segunda semana. Sem a técnica, o índice fica entre 25% a 35% no período de 10 a 90 dias.
Reflorestamento: A espécie Teca ocupa cerca de três milhões de hectares de área reflorestada em todo o mundo. No Brasil, os maiores plantios estão em Mato Grosso, com ciclos de 25 anos, e a área plantada é de três mil hectares. As placas deste corte são exportadas, principalmente para os Estados Unidos. (Lis Weingärtner, com informações da Embrapa).
Fonte: Mapa
Notícias em destaque





