Notícias
Dando mais um sinal do aumento do interesse de instituições financeiras pelo mercado de carbono, o banco de investimentos Goldman Sachs comprou parte da empresa norte-americana E Co, especializada no desenvolvimento de projetos de energias limpas em países em desenvolvimento.
Esta é a segunda compra do banco neste mercado em menos de um mês. No final de outubro, o Goldman Sachs adquiriu a a BlueSource, que faz compensações de emissões de gases do efeito estufa (GEE) nos Estados Unidos.
As duas empresas cederam ao banco partes dos seus negócios em projetos de compensação. Em dezembro do ano passado o Goldman Sachs já havia investido na empresa californiana APX, que registra as compensações de carbono.
As compensações de carbono são provenientes de projetos que reduzem emissões de GEE em países em desenvolvimento, podendo ser vendidas para países desenvolvidos ou empresas que desejam contrabalançar as emissões. Alguns exemplos de projetos são d reflorestamentos, captura do gás metano em minas de carvão, aterros sanitários e suinocultura e melhoria na eficiência energética.
Outras instituições financeiras também estão apostando neste mercado, como o banco Credit Suisse que no ano passado investiu € 44 milhões na EcoSecurities e o JP Morgan que comprou o ClimateCare. Em 2006 o Morgan Stanley assumiu 38% da MGM International.
Segundo o The New York Times, nem todos os bancos tiveram sucesso nos investimentos. O preço das ações da EcoSecurities caiu mais de 80% desde junho de 2007, quando recebeu os investimentos do Credit Suisse.
Fonte: Carbono Brasil/The New York Times
Notícias em destaque





