Notícias
Expoforest deve receber mais de 3 mil visitantes. Feira de máquinas, equipamentos e tecnologia para produção de madeira de florestas plantadas vai até dia 14, em Curitiba.
A expectativa da organização da Expoforest (Feira Florestal Brasileira), aberta nesta terça-feira, 11, no Expo Unimed Curitiba, é de que mais de 3 mil pessoas visitem o local. Para atender ao pedido dos expositores da última edição da feira em 2006, os organizadores ampliaram a área de exposição para quase 6 mil metros quadrados.
Este ano são 58 estandes com a presença de empresas nacionais e estrangeiras, a maioria com bases produtivas instaladas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Também há companhias do Chile, Canadá, da Rússia e Suécia. A tecnologia mostrada é basicamente relacionada com a implantação, colheita e transporte de madeira proveniente de florestas plantadas.
De acordo com o coordenador dos eventos e professor titular do Departamento de Ciências Florestais da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Jorge Roberto Malinovski, está é a maior feira de máquinas e equipamentos do país voltado para os produtores de florestas plantadas. “Acredito que essa será ótima oportunidade para se fazer bons negócios”, afirmou Malinovski na abertura do evento.
Os visitantes podem conhecer unidades móveis de treinamento, como a oferecida pelo Senai, além das últimas novidades em maquinários e tecnologias desenvolvidas especificamente para a colheita de madeira de floresta plantada. Há ainda empresas de tecnologia da informação que desenvolvem softwares para otimização de diferentes fases da cadeia produtiva.
Programação
Hoje, quarta-feira, 12, é o último dia do Encontro Brasileiro de Silvicultura, que pretende promover o intercâmbio técnico-científico entre profissionais e instituições que atuam na área florestal, debater questões essenciais ligadas ao desenvolvimento do setor florestal e divulgar resultados de pesquisa e inovações tecnológicas.
Durante a Semana Florestal Brasileira acontecem ainda o “3º Encontro Brasileiro de Prestadores de Serviço do Segmento Florestal”, nesta quarta-feira, 12, e de 12 a 14 o “XV Seminário de Atualização Sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal”, evento que deu origem a esta programação e que completa 31 anos de existência.
Além destes eventos, a Semana Florestal Brasileira tem atividades organizadas pela Associação Paranaense de Empresas Florestais e Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas. Entre elas as reuniões da Câmara Setorial da Silvicultura, do Conselho de Desenvolvimento Sustentado Florestal do Mercosul, do Fundo Nacional de Combate à Vespa da Madeira e o Fórum das Associações de Empresas Florestais.
PROGRAME-SE:
SEMANA FLORESTAL BRASILEIRA
10 A 14 DE NOVEMBRO EM CURITIBA, PARANÁ, BRASIL
10 a 12 de novembro: Encontro Brasileiro de Silvicultura;
11 a 14 de novembro: Expoforest (Feira Florestal Brasileira);
12 de novembro: 3º Encontro Brasileiro de Prestadores de Serviço do Segmento Florestal;
12 e 14 de novembro: XV Seminário de Atualização Sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal.
Informações gerais: www.colheitademadeira.com.br e www.expoforest.com.br
CONTATO PARA ENTREVISTAS
Professor Jorge Malinovski
(0XX) 41-3360-4228
contato@colheitademadeira.com.br
Fonte: Roberto Hunoff
Notícias em destaque





