Notícias
A Teca, madeira originária da Malásia, chegou ao Brasil há pouco mais de 35 anos. As primeiras plantações foram feitas no Mato Grosso, e algumas mudas foram trazidas para Rondônia há 12 anos. Quem apostou no negócio se deu bem, além de alto valor de mercado, a Teca é considerada uma das melhores madeiras para reflorestamento.
Na propriedade de 50 hectares localizada no setor prosperidade em Cacoal, o empresário Nério Bianchini, que trabalha no setor madeireiro há 26 anos, transformou uma área de pastagem em plantação de Teça. Onde não havia nada, surgiu uma floresta. As belas árvores plantadas há 10 anos já chegam a 12 metros de altura.
A madeira é compacta e adaptada ao clima da região – não precisa ser regada e resiste bem à seca. Com tantas vantagens o empresário só lamenta não ter investido no negócio há mais tempo: “Poderia ter começado antes, mas está indo muito bem graças a Deus”.
Na Europa a Teca é utilizada para construção de navios, a madeira também é valorizada no Brasil, o metro quadrado chega a valer R$ 1mil, e estima-se que um hectare pode valer até R$ 80 mil. Mas ao contrário do empresário, que beneficia a madeira e já começa a utilizá-la na produção de móveis, pequenos produtores esbarram na dificuldade de comercializar o produto.
Desafios do negócio
O engenheiro florestal Celso Gonçalves Barbosa, que trabalha com projetos de manejo, recuperação de áreas degradadas e licenciamento ambiental, explica que o negócio ainda é pouco viável por falta de assistência técnica e compradores do produto na região: “Futuramente se houver grandes quantidades a serem colhidas se consegue maior valor de mercado, mas do ponto de vista do agricultor ele não tem pra quem vender o produto”, comentou.
Porém a madeira é uma das mais indicadas para reflorestamento, porque segundo ele esta é uma das madeiras mais resistentes, além de crescer rapidamente: “Hoje o que a Teca é uma das mais indicadas para reflorestamento porque é bem adaptável e resistente a pragas”, esclareceu.
Fonte: Diário da Amazônia
Notícias em destaque





