Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Apreendidos caminhões com castanheiras no Pará
Barreira feita pelo Ibama e Polícia Militar resultou na apreensão de oito caminhões que transportavam sem Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF), 56 toras de madeira de várias espécies, sendo quatro toras de Castanheiras, árvore protegida por lei e em risco de extinção.

Os veículos foram apreendidos no sábado (17) no município de Breu Branco, a 32 distante de Tucuruí (PA) no sábado(17) e duas pessoas foram presas .

Pelo crime ambiental os infratores serão multados em R$ 80 mil e, segundo os agentes do Ibama, se for comprovada que a madeira extraída é da região do Pitinga, a penalidade será dobrada, pois a região integra a APA - Área de Proteção Ambiental, em entorno no lago da hidrelétrica de Tucuruí, região sudeste do Estado a 500 km da capital Belém. No domingo (18) o Delegado Hilton Moreira Dias, da Polícia Civil, comunicou ao Ibama em Tucuruí, que os motoristas tinham fugido com os caminhões.

Na segunda (19), com a interveniência do chefe do escritório regional do Ibama em Tucuruí, Claúdio Haydemar, os caminhões com a carga ilegal e os infratores foram reconduzidos a Delegacia de Breu Branco, com o apoio do Delegado Dias.

Marcílio Monteiro, gerente executivo do IBAMA no Pará, acredita que as barreiras em pontos estratégicos na região, em parceria com a Polícia Militar, têm sido eficazes no combate aos crimes ambientais, sobretudo, na extração ilegal de madeira e tráfico de animais silvestres na região, onde está localizada a quarta maior hidrelétrica do mundo. (Ascom Edson Gillet Brasil Assessoria de Comunicação do IBAMA/PARÁ)

Fonte: Ambiente Brasil – 21/01/2004

Fonte:

Neuvoo Jooble