Notícias
O governo estadual do Pará, representado pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura, terá um estande durante o IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas, que acontece em Curitiba (PR) entre os dias 19 e 21 de novembro, para apresentar o Programa de Restauração Florestal. A iniciativa visa à restauração, recomposição e manutenção da floresta Amazônica.
O governo do Pará está adotando instrumentos de regulamentação do uso da riqueza florestal para frear o desmatamento, substituindo o atual sistema de exploração econômica por alternativas mais viáveis e rentáveis ao produtor. Para tanto será implantado o programa “Um Bilhão de Árvores para a Amazônia”, que pretende diminuir e até mesmo extinguir o passivo ambiental que resulta da degradação das Áreas de Reserva Legal (ARL) e das Áreas de Preservação Permanente (APP), criando mecanismos ligados ao desenvolvimento socioeconômico do setor florestal que possibilitem a restauração florestal.
A idéia central do programa, que poderá ser conhecido em detalhes pelos participantes do IV Congresso, é incentivar a produção florestal a curto, médio e longos prazos por meio de plantios florestais de espécies nativas com fins produtivos e energéticos implementados por pequenos produtores rurais e pela iniciativa privada.
Com a obrigatoriedade de recomposição da reserva legal e a transformação dessa recomposição em atividade produtiva, que conte com financiamento, assistência técnica, pagamento por serviços ambientais, subsídios para pequenos produtores rurais e reorientação de acesso ao crédito, podem resultar em um bilhão de árvores plantadas até o ano de 2013, segundo estatísticas do próprio governo estadual.
Congresso
O IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas terá como tema central os riscos globais e as oportunidades para a indústria de produtos de madeira sólida. O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), irá reunir especialistas em investimentos, em análise de mercado internacional e tendências para o setor, novas tecnologias para a indústria madeireira e colheita florestal, além de professores e autoridades ligadas ao segmento. Na edição deste ano, os participantes terão a oportunidade de realizar visitas técnicas a florestas e indústrias.
Fonte: Celulose Online
Notícias em destaque





