Voltar

Notícias

24
out
2008
(MÓVEIS)
Moveleiros da Paraíba se unem e lançam marca coletiva

Micro e pequenas indústrias de movelaria da Grande João Pessoa se uniram para fortalecer sua imagem e ganhar mais competitividade no mercado de móveis projetados e seriados. Através do SIM - Selo da Indústria Moveleira, que congrega 26 fabricantes da Capital, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, as indústrias adotaram a estratégia da cooperação para ganhar atenção dos consumidores. O selo, desenvolvido pela empresa de consultoria Brazilliant, com a colaboração dos empresários, recebeu também a chancela da Associação das Indústrias de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap).

Durante o Maison Parahyba, que se estende até o dia 26 de outubro, as empresas lançam o selo dos seus produtos no maior evento de arquitetura e decoração do Estado, realizado no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco. O Maison, que reúne as empresas e profissionais da arquitetura, decoração e design de João Pessoa, servirá não apenas para divulgação da marca, mas também de vitrine de móveis feitos sob medida e que agregam qualidade, estética, funcionalidade e elegância, modernidade e tecnologia.

Para organizar as empresas do setor e chegar a este conceito, a Amap contou com o apoio do Sebrae/PB e da Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Programa de Apoio a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Elas formam hoje o Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis.

Como forma de se capacitar, os empresários se reúnem semanalmente com as instituições parceiras para discutir e estruturar ações de cooperação do setor. Na prática, a união dessas empresas, que fabricam móveis projetados e também seriados para residências, escritórios, lojas e hotéis, foi a solução encontrada para ganhar espaço em um mercado bastante competitivo e divulgar uma imagem de qualidade da qual o selo será a marca de referência comum.

Os móveis que levam a marca SIM utilizam madeiras oriundas de reflorestamento e por isso agregam um valor a mais para o mercado, dentro do conceito do desenvolvimento sustentável. “Outra boa notícia é que a aceitação desses móveis pelo mercado vai criar mais emprego, renda e desenvolvimento dentro do Estado, fortalecendo assim a micro e pequena indústria paraibana do setor”, avalia o presidente da Amap, Reginaldo Galvão.

Segundo a gestora do projeto APL de Móveis, articulado pelo Sebrae/PB, Marlete Fonseca, a idéia de trabalhar de forma conjunta com uma associação não apenas fortalece as empresas, que passam a se ver muito mais como parceiras do que como concorrentes, mas também favorece o crescimento do setor de micro e pequenas indústrias pela força do cooperativismo. Com ajuda do marketing, a qualidade dos produtos ganhará melhor dimensão no mercado, o que irá ampliar a demanda dos produtos não apenas no mercado interno paraibano, mas também nos demais estados da Região Nordeste.

"As empresas querem aumentar o faturamento e o número de pedidos, inclusive no mercado nordestino, mas uma das dificuldades para essa expansão era a ausência de um plano de marketing do segmento e um selo comum para tornar a marca lembrada, como é caso do SIM, que será coordenado pela Amap. O projeto começa ser executado de forma mais intensa a partir do Maison Parahyba", explica Marlete, acrescentando que as empresas já dispõem de produtos de alta qualidade com preço competitivo.

Planejamento

Durante este ano os 26 empresários se prepararam em torno de um objetivo comum: fortalecer uma marca comum e buscar a excelência na movelaria. Para tanto, participaram de diversas capacitações promovidas pelo Sebrae/PB nas áreas de gerenciamento, marketing, desenvolvimento de produtos com design ainda mais sofisticado e elaboração de campanhas publicitárias.

Essa capacitação também contou com viagens em caravana para divulgação do projeto nos salões da ForMóbile e Bimad 2008, em São Paulo. Em agosto, os empresários tiveram a oportunidade de observar o principal mercado do setor, ouviram palestras com expecialistas da área e compraram equipamentos para as indústrias.

Serviço:
Sebrae na Paraíba - (83) 2108-1100

Fonte: Agência Sebrae

ITTO Sindimadeira_rs