Voltar
Notícias
22
nov
2005
(GERAL)
Brasil tira espaço de europeus na exportação
A alta do euro em relação ao dólar está ajudando exportadores brasileiros, compensando os efeitos negativos da recente valorização do real. Os exportadores estão sendo beneficiados com aumento das vendas para a Europa e, indiretamente, com o deslocamento de concorrentes europeus em outros mercados, como os Estados Unidos.
A alta do euro aumentou os custos de produção em dólar dos fabricantes europeus e, em contrapartida, deixou mais baratos os produtos brasileiros em euros. Têxteis, calçados, autopeças, papel e celulose, motores, cerâmicas e até a indústria de turbinas e vagões estão entre os setores que ganham com o euro forte.
A força da moeda européia também está contribuindo para transformar subsidiárias brasileiras de multinacionais em plataformas de exportação para o mercado europeu e latino-americano. A Cummins Latin America, por exemplo, começou a vender para a Europa em substituição a uma fábrica de motores do grupo na Inglaterra, que perdeu competitividade em função de aumento de custos, diz seu presidente, Ricardo Chuahy.
Além da maior competitividade brasileira na Europa, economistas citam uma série de outros fatores que colaboram para o bom desempenho da balança comercial. Eles não decorrem das variações cambiais, mas predominaram em 2003 e devem se manter em 2004, ajudando nas previsões de um superávit comercial elevado.
Um exemplo é o acordo automotivo fechado entre Brasil e México, que reduziu a tarifa de importação do país para carros brasileiros de 23% para 1,1%. Outro fator positivo é a crescente demanda por produtos brasileiros na Argentina e na China.
Fonte: Valor Econômico – 21/01/2004
A alta do euro aumentou os custos de produção em dólar dos fabricantes europeus e, em contrapartida, deixou mais baratos os produtos brasileiros em euros. Têxteis, calçados, autopeças, papel e celulose, motores, cerâmicas e até a indústria de turbinas e vagões estão entre os setores que ganham com o euro forte.
A força da moeda européia também está contribuindo para transformar subsidiárias brasileiras de multinacionais em plataformas de exportação para o mercado europeu e latino-americano. A Cummins Latin America, por exemplo, começou a vender para a Europa em substituição a uma fábrica de motores do grupo na Inglaterra, que perdeu competitividade em função de aumento de custos, diz seu presidente, Ricardo Chuahy.
Além da maior competitividade brasileira na Europa, economistas citam uma série de outros fatores que colaboram para o bom desempenho da balança comercial. Eles não decorrem das variações cambiais, mas predominaram em 2003 e devem se manter em 2004, ajudando nas previsões de um superávit comercial elevado.
Um exemplo é o acordo automotivo fechado entre Brasil e México, que reduziu a tarifa de importação do país para carros brasileiros de 23% para 1,1%. Outro fator positivo é a crescente demanda por produtos brasileiros na Argentina e na China.
Fonte: Valor Econômico – 21/01/2004
Fonte:
Notícias em destaque

Produtividade no setor florestal é impulsionada com escolha correta da corrente da motosserra
A escolha da corrente adequada não é só uma questão técnica, especialmente quando se trata do trabalho nos...
(MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS)

Delegação brasileira visitará o serrote mais moderno do mundo
A delegação viaja à Finlândia e Estônia para conhecer como a inteligência artificial, a robótica e a...
(EVENTOS)

Cercas com mourões feitos com árvores vivas
A lógica sempre foi a de cortar árvores para fazer mourões e assim construir cercas na propriedade. Dependendo de onde...
(GERAL)

Araucárias: pesquisas na UPF garantem sobrevivência de árvore que é ameaçada de extinção
O Brasil comemorou no dia 24 de junho o Dia Nacional da Araucária. Símbolo de vitalidade, persistência e força, a...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Veracel é considerada uma das melhores empresas para trabalhar pelo ranking GPTW de Diversidade
Empresa foi reconhecida por suas práticas de inclusão e equidade no ambiente corporativo e no território onde atua
A...
(GERAL)

Espírito Madeira 2025 promete impulsionar negócios e inovação nas Montanhas Capixabas
Participe da 3ª edição da Espírito Madeira – Design de Origem e descubra um dos principais eventos dedicados ao...
(EVENTOS)