Notícias
O mercado sul-americano oferece as melhores oportunidades de lucratividade sustentável para os próximos um a três anos, de acordo com 60% dos executivos das indústrias floresta, de papel e de embalagens (FPP), entrevistados pelo PricewaterhouseCoopers (PwC).
Um quinto dos entrevistados disse que a China é o mercado que oferece maiores probabilidades de lucro, e uma minoria disse que a Rússia, Europa e os EUA permaneceriam fortes. O Canadá oferece as menores probabilidades de lucro sustentável, segundo os resultados.
Outras perguntas feitas na enquete online incluíram “quando que uma grande consolidação ocorrerá”, na qual 40% dos entrevistados disseram “em um a três anos” e 30% “em três a cinco anos”. Com relação a lucros, um terço disse que “os custos energéticos tinham atingido, de forma significativa, o fundo do poço”, e 30% disseram que “taxas de câmbio” e 15% mencionaram “fornecimento de fibra e custos de transporte”.
“O achado mais relevante é que a grande maioria dos industriais acredita que fatores competitivos continuarão a favorecer empresas na América Latina, pelo menos no médio prazo,” disse Clive Suckling, líder global da PwC para FPP.
“Isso se contrasta com o prognóstico relativamente pessimista para as regiões tradicionais, sugerindo que poucos esperam uma mudança de curto prazo nas fortunas das empresas na América do Norte e na Europa”.
O Sr Suckling acrescentou que a pesquisa fechou pouco antes da recente crise dos bancos nos EUA, “deixando aberta a questão de se as chamas da crise de crédito se espalharão de forma mais ampla ou caso se chegou a um momento de virada”.
Fonte: TTJ online: http://www.ttjonline.com
Notícias em destaque





