Voltar

Notícias

16
out
2008
(BIOENERGIA)
Portugal estuda criação de distritos agro-energéticos
Facilitar a organização de toda a cadeia bioenergética para a produção sustentável de energia através da biomassa nas áreas rurais é o objetivo do projeto europeu RuralE.Evolution, que tem a duração de 30 meses. A iniciativa visa a exploração do potencial das parcerias público-Privadas para o desenvolvimento das zonas rurais na Europa, através da criação de distritos agro-energéticos.

Em Portugal, foi selecionado como área piloto, o município de Oliveira de Azeméis. A EDV Energia participa neste projeto, que teve início a 1 de Outubro, em conjunto com 9 instituições européias, tendo como parceiro nacional a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal. Os restantes países participantes são a Itália, Espanha, Hungria e Grécia. A coordenação está a cargo da Federazione Regionale Coldiretti Umbria (Itália).

O consórcio é composto por duas organizações de cada país representado, consistindo essencialmente em representantes de empresários agrícolas, universidades e centros de pesquisa. Trabalhará de perto com organismos públicos, como câmaras municipais, e entidades financeiras (bancos, investidores privados, fundos de capital) para definir a metodologia mais adequada para estabelecer distritos agro-energéticos para a produção de energia de fontes renováveis, que serão geridos por parcerias público-privadas.

«Para além dos benefícios evidentes e imediatos da produção de energias renováveis, outro objetivo específico é a conscientização dos agentes públicos e o seu forte compromisso em planejar e desenvolver as áreas rurais européias, com benefícios mútuos para empresários, cidadãos e o ambiente em geral», salienta a EDV Energia.

Fonte: Ambiente Online

Sindimadeira_rs ITTO