Voltar

Notícias

08
out
2008
(QUEIMADAS)
Operação "Persistência" reforça fiscalização sobre queimadas irregulares em MT

O Grupo Especial de Prevenção e Combate à Incêndios (GPCI), que atua proativamente na redução das estatísticas de focos de calor em Mato Grosso, dá início nesta quarta-feira (08), à Operação "Persistência", de fiscalização e combate a queimadas irregulares em algumas regiões do Estado. As equipes sairão do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), no bairro Verdão, em Cuiabá

A operação de caráter preventivo e repressivo terá quatro equipes, dispondo de duas viaturas cada, que levarão três bombeiros, totalizando 24 militares envolvidos, que irão percorrer, nos próximos 15 dias, a região do médio/baixo Araguaia, as cidades localizadas no eixo da MT-220, o triângulo formado entre os municípios de Itanhangá, Ipiranga do Norte e Tapurah, além de Col niza, Cotriguaçu e Nova Bandeirantes.

"Como as chuvas não estão acontecendo em todo o Estado em algumas localidades o clima continua muito seco e a umidade relativa do ar baixa, facilitando a incidência de focos de calor", comentou o tenente coronel João Rainho Júnior, coordenador de Articulação Operacional de Campo do GPCI.

O oficial informa que de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) deve haver uma estiagem a partir da próxima quinta-feira (09.10), véspera do término do período proibitivo, que foi prorrogado para o dia 10 de outubro, em função das condições climáticas do estado.

Segundo ele esta operação lembrará que as queimas só poderão ser realizadas com a autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que é o órgão responsável por emitir o documento de liberação. "Quem não estiver autorizado e atear fogo será multado e responderá criminalmenbte", alerta Rainho.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT) estão combatendo frentes de incêndios, nas regiões entre Cocalinho e Nova Santo Antônio, nas proximidades do Parque Estadual do Araguaia, localizado na divisa entre o Brasil e a Bolívia e em Vila Bela da Santíssima Trindade onde os militares formam Brigadas de Incêndio. "Nossa equipe está formando brigadistas no consórcio de fazendas da região para atuar preventivamente e em casos de ocorrências de incêndio saber agir corretamente até a chegada dos bombeiros", destacou o coordenador.

O trabalho da Operação "Persistência" , que terá o apoio das Polícias Militar e Civil, além de outras 27 instituições como a Sema e o Ministério Público Estadual (MPE), será uma continuidade da Operação "Força Total" que percorreu 128 municípios do Estado, totalizando 31.140 km monitorados.

Mais informações pelo telefone 9972-3348 com Soyara.

Fonte: 24 Horas News

Sindimadeira_rs ITTO