Voltar

Notícias

07
out
2008
(REFLORESTAMENTO)
Fazenda em MT é exemplo para produtor ganhar com reflorestamento

A Fazenda Bang Bang, de Luiz Carlos Castelo, é outro exemplo da economia que o produtor pode conseguir com o reflorestamento feito com plantio direto. Em 2006, a fazenda começou a participar do projeto Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares do Xingu - Um Exemplo de Concertação Intersetorial, promovido pela campanha Y Ikatu Xingu em São José do Xingu, com financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, e passou a receber assistência técnica do ISA. Esse projeto também estará exposto em um estande na I Feira de Iniciativas Socioambientais.

A Bang iniciou naquele ano o plantio de sementes de 46 espécies nativas em Sistema Agroflorestal (SAF), associando espécies nativas ao feijão-guandú e ao feijão-de-porco. Já foram plantadas mais de 70 mil mudas de espécies nativas e 1,5 tonelada de sementes em quase 104 hectares à beira de nascentes e cursos d’água na propriedade. Essa área tornou-se um campo experimental de reflorestamento em larga escala e diversas técnicas foram ali testadas, incluindo o plantio direto a lanço, com lançadeira mecânica (Vincon) de sementes.

O experimento na fazenda comprovou as vantagens econômicas do plantio direto de sementes, que se mostrou mais barato do que as mudas. Enquanto o primeiro custou R$ 1.245,39 por hectare, o segundo saiu por R$ 2.358,19 por hectare (incluindo gastos com mão-de-obra, combustível, horas-máquina, adubo, compra de sementes e mudas).

Fonte: Instituto Sócio Ambiental

Sindimadeira_rs ITTO