Voltar

Notícias

05
set
2008
(DESMATAMENTO)
Desmate recua 70% em julho

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou, em julho deste ano, 276 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Essa área representa uma queda de 71% em relação a julho de 2007, quando o desmatamento somou 961 km. Em relação a junho deste ano, quando foram desmatados 612 km foi registrada uma redução de 54%, dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Imazon.

No acumulado do calendário anual de cobertura do desmatamento (agosto de 2007 a julho de 2008), o desmatamento totalizou 5.030 km, em comparação com 5.331 km no mesmo período anterior (agosto de 2006 a julho de 2007). Portanto, houve uma queda de aproximadamente 6% na área desmatada no período atual em comparação com o anterior (agosto de 2006 a julho de 2007).

Em julho deste ano, o desmatamento foi maior no Pará (75%), seguido por Mato Grosso (12%), Rondônia (6%) e Amazonas (6%). Os demais estados contribuíram com cerca de 1% da área desmatada na Amazônia Legal.

A maioria do desmatamento (76%) em julho passado ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O desmatamento em assentamento de reforma agrária alcançou 18%, em unidades de conservação (5%) e em terras indígenas foi menor que 1%. Não foi possível detectar a situação do desmatamento em 17% da Amazônia Legal devido a ocorrência de nuvens nas imagens dessas áreas.

Fonte: Gazeta Mercantil/Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs