Voltar

Notícias

24
ago
2008
(MANEJO)
Padrão para manejo comunitário praticado por pequenos produtores

O desenvolvimento de um padrão específico para avaliação do manejo florestal praticado por comunidades e pequenos produtores é uma demanda antiga por parte dos grupos de interesse em manejo comunitário no Brasil. Em 2002, a Iniciativa Nacional do FSC no Brasil (FSC Brasil) iniciou a discussão de indicadores específicos para avaliação do manejo comunitário na Amazônia. Depois foram elaborados padrões para o manejo da castanha (Bertholhetia excelsa) e de produtos florestais não-madeireiros em remanescentes de Mata Atlântica. Os 3 padrões nacionais desenvolvidos não chegaram a obter o reconhecimento em nível internacional, apenas dos membros do próprio FSC Brasil.

Na ausência de indicadores apropriados para o manejo comunitário, as certificações de comunidades na Amazônia brasileira vêm sendo feitas com base no Padrão de Certificação do FSC para Manejo Florestal em Terra Firme na Amazônia Brasileira, acreditado em março de 2002 pelo FSC Internacional. Esse padrão, entretanto, não reflete a realidade do manejo comunitário, já que possui indicadores complexos, e muitas vezes de difícil aplicação em comunidades. Esse padrão dificulta não apenas o acesso à certificação, mas também a manutenção da certificação pelas comunidades.

Em 2008, umas das certificadoras que atuam no Brasil, o Imaflora (representante do Smartwood no Brasil), elaborou um padrão interino para avaliação do manejo florestal comunitário e de pequenos produtores. Em maio deste mesmo ano, o FSC Brasil retomou as ações para a acreditação de um padrão nacional para o manejo comunitário. (O documento do Imaflora serviu de base para as fases posteriores definidas e em execução pelo FSC Brasil, a saber:
I. oficina;
II. teste de campo; e
III. consulta pública. O FSC Brasil pretende finalizar este documento até outubro de 2008 e enviá-lo para acreditação ainda este ano.

Fonte: FSC

Sindimadeira_rs ITTO