Notícias
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu favoravelmente à ação da Prefeitura de Santa Rosa do Viterbo sobre o pedido de liberação das obras da nova fábrica da empresa de papel e cartonagem Artivinco. A obra havia sido paralisada por decisão da Justiça por suspeita de crime ambiental.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a decisão foi entregue no início da noite de ontem ao prefeito Luis Fernando Gasperini em São Paulo. O presidente o TJ-SP, Roberto Vallim Bellochi, levou em consideração motivos alegados pela prefeitura de que a economia do município seria prejudicada vista que a empresa havia ameaçado transferir a fábrica para Itatiba (SP). Com isso, a cidade poderia perder ao menos 600 empregos.
O caso
Em maio de 2007, o promotor Cláudio Morelli instarou inquérito cicivl para averiguar denúncia de que a Artivinco teria devastado parte da área de Mata Atlântica no terreno onde estava sendo construída a fábrica, ao lado de uma outra já existente no local e da mesma empresa.
Segundo o promotor, a Artivinco não teria apresentado licenciamento ambiental e recusado assinar um acordo para interromper a obra. A reportagem tentou contato com a direção da Artivinco que disse, por meio de telefone, que comentaria o caso somente hoje.
Fonte: A Cidade/Celulose Online
Notícias em destaque


