Voltar

Notícias

08
ago
2008
(SETOR FLORESTAL)
Ministros do Equador estarão no Brasil para conhecer setor florestal

O objetivo é conhecer o setor de florestas plantadas e a indústria de base. Os ministros, Marcela Aguiñaga, do Meio Ambiente, e Xavier Abad, de Indústria e Comércio, e outros oito representantes de agências do governo compõem a delegação. O grupo será recebido pela STCP Engenharia de Projetos, que em 2005 apresentou ao Governo do Equador o Plano Nacional de Florestamento e Reflorestamento (PNFR). O PNFR está sendo implantado pelo presidente equatoriano Rafael Correa desde o começo do ano.

O propósito da missão equatoriana é ver de perto a realidade das empresas de base florestal (celulose e papel, painéis de madeira e produtos de maior valor agregado), além de entender a forma de operação de instituições de governo vinculadas ao setor florestal brasileiro. De acordo com o assessor de desenvolvimento internacional da STCP, Roberto Bonse, outro aspecto de interesse da delegação diz respeito aos mecanismos de incentivo e financiamento que o setor de florestas plantadas experimentou e vem experimentando no Brasil, além dos programas de pesquisa e desenvolvimento vigentes. "O setor florestal brasileiro é visto pelo atual governo do Equador como uma referência de sucesso e, portanto, pode servir como um modelo a ser seguido por aquele país", afirma Bonse.

Além de passar por Curitiba, a delegação equatoriana visitará o interior do Paraná, e o Rio de Janeiro onde terá reunião no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Floresta plantada

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), no Brasil, cerca de 75% da madeira de uso industrial é proveniente de plantações florestais, mas a participação das florestas plantadas na cobertura florestal mundial é ainda pequena, representando pouco menos de 5% do total. A China ocupa a primeira posição no ranking dos principais países detentores de florestas plantadas, seguida pela Índia, Rússia e EUA. O Brasil ocupa a sétima posição dentre os 10 principais países, totalizando pouco mais de 5,7 milhões de ha em 2007. Entre os países tropicais, o Brasil detém, em termos de produção sustentada, a segunda posição, atrás apenas da China. Esse aspecto é resultado dos índices de produtividade das florestas plantadas brasileiras, um dos mais elevados do mundo.

STCP

A STCP está presente no Equador desde 1992, onde já desenvolveu diversos trabalhos, tanto para agências de governo quanto para o setor privado. A empresa atende clientes nos cinco continentes, em 35 países, e é considerada a maior na sua área de atuação na América Latina e uma das maiores do mundo.

Serviço:

Reunião ministros Equador/STCP

Data: 11 de agosto de 2008 (segunda-feira)

Local: STCP Engenharia de Projetos

Rua Euzébio da Motta, 450 - Juvevê - Curitiba (PR)

Horário: 8h30

Fonte: INTERACT Comunicação Empresarial

Sindimadeira_rs ITTO