Notícias
Empresários moveleiros inseridos no projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis do Oeste de Santa Catarina podem acessar a nova linha de crédito Giro APL, lançada recentemente pelo Banco do Brasil.
Essa é a primeira linha de crédito do BB voltada para pessoa jurídica de micro e pequena empresa, com faturamento bruto anual de até R$ 2,4 milhões – integrante dos 151 APL apoiados pelo Banco do Brasil em todo país.
Dentre as vantagens do BB Giro APL, destacam-se a carência de três meses; prazo de pagamento de até 24 meses; e TR (Taxa Referencial) mais de 1,92% ao mês. Além disso, o cliente conta com economia de 50% do valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em função da utilização dos recursos do Pasep.
A linha de crédito beneficia empresas que estão vinculadas a associações, cooperativas, sindicatos. O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, comemora esta iniciativa, pois a organização dos moveleiros na região oeste catarinense é reconhecida como APL desde 2003, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDCI).
O lançamento do BB Giro APL auxiliará micro e pequenos empresários interessados em fomentar seu negócio, principalmente a investir em estratégias que minimizem a situação financeira em época de poucas vendas.
O projeto Pólo Moveleiro do Oeste de Santa Catarina, sustentado pelo Sindicato dos Madeireiros, Moveleiros e Similiares do Vale do Uruguai (Simovale) e pela Associação dos Moveleiros do Oeste de SC (Amoesc), tem como público-alvo às empresas dos setores de madeira e móveis da região Oeste catarinense, com ênfase nas micro e pequenas empresas. Abrange 383 empresas distribuídas em 68 municípios. A base territorial do projeto é compreendida entre a BR-153 até a divisa com a Argentina (BR 163), ocupa 18% do território catarinense e 15% da população do Estado. Os municípios pertencentes à região do APL de móveis do oeste ocupam 25% da párea territorial de Santa Catarina.
“Trabalhamos para elevar os indicadores de competitividade das indústrias do setor, gerando emprego e renda de forma sustentável”, explica o gestor do projeto pólo Moveleiro, Arildo Jacóbus. O setor moveleiro na região Oeste é o primeiro em número de empresas (383 indústrias), terceiro em geração de empregos (5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos) e quarto em movimento econômico.
Arranjos Produtivos Locais
Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de micro e pequenas empresas localizadas em uma mesma região que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras entidades locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
O trabalho do Sebrae é facilitar as ações dos agentes dos APL, por meio da conexão com os mercados, qualificação do padrão organizacional e estímulo ao desenvolvimento local, com o objetivo de favorecer a inclusão, o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas.
Fonte: MB Comunicação
Notícias em destaque





