Voltar

Notícias

06
ago
2008
(INDÚSTRIA)
Moveleiros podem acessar linha de crédito do BB

Empresários moveleiros inseridos no projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis do Oeste de Santa Catarina podem acessar a nova linha de crédito Giro APL, lançada recentemente pelo Banco do Brasil.

Essa é a primeira linha de crédito do BB voltada para pessoa jurídica de micro e pequena empresa, com faturamento bruto anual de até R$ 2,4 milhões – integrante dos 151 APL apoiados pelo Banco do Brasil em todo país.

Dentre as vantagens do BB Giro APL, destacam-se a carência de três meses; prazo de pagamento de até 24 meses; e TR (Taxa Referencial) mais de 1,92% ao mês. Além disso, o cliente conta com economia de 50% do valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em função da utilização dos recursos do Pasep.

A linha de crédito beneficia empresas que estão vinculadas a associações, cooperativas, sindicatos. O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, comemora esta iniciativa, pois a organização dos moveleiros na região oeste catarinense é reconhecida como APL desde 2003, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDCI).

O lançamento do BB Giro APL auxiliará micro e pequenos empresários interessados em fomentar seu negócio, principalmente a investir em estratégias que minimizem a situação financeira em época de poucas vendas.

O projeto Pólo Moveleiro do Oeste de Santa Catarina, sustentado pelo Sindicato dos Madeireiros, Moveleiros e Similiares do Vale do Uruguai (Simovale) e pela Associação dos Moveleiros do Oeste de SC (Amoesc), tem como público-alvo às empresas dos setores de madeira e móveis da região Oeste catarinense, com ênfase nas micro e pequenas empresas. Abrange 383 empresas distribuídas em 68 municípios. A base territorial do projeto é compreendida entre a BR-153 até a divisa com a Argentina (BR 163), ocupa 18% do território catarinense e 15% da população do Estado. Os municípios pertencentes à região do APL de móveis do oeste ocupam 25% da párea territorial de Santa Catarina.

“Trabalhamos para elevar os indicadores de competitividade das indústrias do setor, gerando emprego e renda de forma sustentável”, explica o gestor do projeto pólo Moveleiro, Arildo Jacóbus. O setor moveleiro na região Oeste é o primeiro em número de empresas (383 indústrias), terceiro em geração de empregos (5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos) e quarto em movimento econômico.

Arranjos Produtivos Locais

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de micro e pequenas empresas localizadas em uma mesma região que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras entidades locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

O trabalho do Sebrae é facilitar as ações dos agentes dos APL, por meio da conexão com os mercados, qualificação do padrão organizacional e estímulo ao desenvolvimento local, com o objetivo de favorecer a inclusão, o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas.

Fonte: MB Comunicação

ITTO Sindimadeira_rs