Notícias
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama buscar) está há 30 dias no Sudoeste do Pará buscar, em uma operação de combate aos crimes ambientais. Segundo o Ibama, esta é a época mais intensa de devastação na Floresta Amazônica. A mata é derrubada e queimada para virar pastagem de gado.
Durante a fiscalização, os fiscais conseguem localizar as queimadas pela fumaça. O clima seco ajuda a espalhar o fogo provocado pelos fazendeiros. Em uma propriedade, além da devastação, há a repetição de outro crime, a ocupação de terras públicas de uma floresta nacional.
A fazenda já havia sido embargada pelo Ibama no ano passado, mas o dono voltou a ocupar e destruir a floresta. Ele, que não mora na fazenda, foi notificado. Tem 30 dias para retirar o rebanho de quase 4 mil cabeças e vai receber multas no valor de R$ 10 milhões. Sozinho, o fazendeiro desmatou 3 mil hectares.
Em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, 1,2 mil toras de madeiras nobres apreendidas pelo Ibama vão ser leiloadas. O dinheiro arrecadado com o leilão, estimado em R$ 2 milhões, será usado em operações de combate ao desmatamento.
Fonte: G1
Notícias em destaque


