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Notícias

25
jul
2008
(INDÚSTRIA)
Rio Grande brigará por cargas florestais

A indústria cresce e a madeira da região demanda mais serviços e infra-estrutura

Mesmo no Uruguai se espera a anos por uma decisão acerca do terminal florestal de Obrinel para o porto de Montevidéu. O porto de Rio Grande se prepara para contar com um importante terminal de produtos florestais com a intenção de atender a crescente carga do setor que se produz na região.

As autoridades portuárias brasileiras já realizaram uma audiência pública para recolher críticas e sugestões acerca da área que se pensa licitar para a construção de um terminal, que será situada ao sul do terminal de contêineres Tecon.

A área prevista para o empreendimento é de 318 mil metros quadrados e por ela se espera uma oferta não menor aos US$ 100 milhões durante 25 anos.

O projeto exige a construção de 600 metros de cais. Dos quais 300 deverão ser construídos em uma primeira fase, nos dois anos iniciais de contrato. O resto se dará em uma segunda fase nos 10 anos seguintes.

As instalações sobre o caís também terão duas etapas. Na primeira instância deverá ser implementado um carregador de navios montado sobre trilhos, com capacidade de carga de 1,5 toneladas por hora. Assim mesmo, deverá existir uma grua móvel com capacidade de 100 toneladas.

Para a segunda fase se exigirá uma segunda grua móvel.

Segundo as autoridades, a parte interna do cais permitirá o atraque de barcaças em 300 metros de comprimento, onde deverão existir gruas móveis com capacidade de 40 toneladas.

Em outra ordem, a idéia para este terminal é que a estrutura seja construída prevendo uma futura profundidade a 18 metros, assim como a recepção de embarcações de no mínimo 80 mil toneladas.

Deverá ser construído na primeira fase um armazém para celulose e papel de dimensões não menores a 10 mil metros quadrados.

Para a segunda fase, a área coberta de armazenamento deverá ser estendida a 20 mil metros quadrados.

A operação desse terminal atenderá o mercado de produtos florestais que se encontra em rápido crescimento na região devido a chegada de importantes grupos da indústria madeireira e de celulose.

Em Montevidéu. o plano de desenvolvimento do porto de Montevidéu incluía um terminal florestal com atraque ao norte do dique de cintura, porém a mesma tem passado por vários estudos

Temas meio-ambientais foi o primeiro obstáculo, porém logo seguiram os burocráticos.

O parecer a solução chegaria eliminando a fábrica chipeadora que incluía o projeto.

Fonte: Diario El Observador/Remade

ITTO Sindimadeira_rs