Notícias
O Brasil tem 211 milhões de hectares de florestas públicas, segundo a versão 2008 do CNFP - Cadastro Nacional de Florestas Públicas, divulgado dia 20 pelo Serviço Florestal Brasileiro.
Desse total, 185 milhões de hectares são florestas protegidas em unidades de conservação federais e terras indígenas. Outros 25 milhões são de florestas localizadas em terras sem destinação, ou seja, em áreas que não tiveram nenhuma destinação pública ou privada estabelecida oficialmente.
A divulgação do cadastro 2008 foi feita na 13ª reunião do CGFLOP - Comissão de Gestão de Florestas Públicas, que ocorreu em Brasília. A primeira versão do CNFP foi divulgada em 2007, quando foram catalogados 193 milhões de hectares. Seu objetivo é mostrar o tamanho e onde se localizam as florestas sob administração da União, dos estados e dos municípios. E, a partir daí, estudar a melhor destinação.
Na versão atual, iniciou-se o cadastramento de florestas públicas estaduais. Amazonas, Amapá, Acre e Pará enviaram as primeiras versões dos mapas com as florestas públicas por eles administradas. Ao todo, os quatro estados identificaram 12 milhões de hectares de florestas. A maior parte localiza-se no estado do Pará (7,8 milhões de hectares), entre áreas destinadas e não-destinadas, depois vem o Amapá (2,3 milhões de hectares).
Fonte: MMA / SBS
Notícias em destaque


