Notícias
Indicadores Logísticos podem ser considerados ferramentas de medida do desempenho da logística na empresa, tanto interno como externo, sendo um meio para se analisar o cumprimento dos objetivos previamente traçados pelo planejamento estratégico.
A partir dos indicadores de desempenho é possível mensurar e acompanhar o desenvolvimento operacional. Identificar os gargalos e os pontos mais críticos da organização, de maneira a ficar claro à gestão de onde que se deve agir para a obtenção de melhores resultados.
Porém, é necessário prestar atenção que - a medição de desempenho não representa simplesmente medir qualquer atividade, ou ainda, para apenas obter uma visualização da posição da empresa no mercado. Para os indicadores logísticos exercerem resultados positivos, eles devem ser determinados de acordo com o planejamento estratégico da organização, onde a estratégia definida é fortemente influenciada pelo acompanhamento de indicadores que monitoram as atividades que agregam valor ao negócio.
Os indicadores logísticos não medem apenas o desempenho operacional, mas também é fundamental que exista a integração com seus parceiros da cadeia de suprimentos. Assim os indicadores podem monitorar a qualidade das atividades logísticas internas à empresa ou a de seus parceiros (fornecedores), e também medir a qualidade de seus serviços ao cliente. Logo, os indicadores logísticos são classificados em internos e externos:
Internos:
Monitoram o desempenho dos processos internos da empresa. Aqui compreendem quatro áreas:
- Desempenho no atendimento do pedido do cliente. (Ex.: Pedidos Completos e no Prazo).
- Desempenho na gestão de Estoque. (Ex.: Estoque indisponível para venda).
- Produtividade da Armazenagem. (Ex.: Tempo médio de carga/descarga).
- Desempenho na Gestão de Transporte. (Ex.:Custo de transporte como um percentual de venda).
Externo:
Monitoram o desempenho dos serviços prestados pelos parceiros(fornecedores) da empresa. (Ex. entregas realizadas dentro do prazo, tempo de ressuprimento do fornecedor, etc
Importância dos indicadores logísticos na organização:
“Quando então falamos de serviços de logística, essa preocupação e foco na qualidade dos serviços e resultados operacionais consistentes para o cliente se tornam ainda mais evidentes e necessárias. Essa afirmação torna-se cada vez mais verdadeira, pois a logística organizacional vem se tornando a principal fonte de redução de custos e de ganhos operacionais para as empresas, passando a ser não só um diferencial competitivo, mas também um excelente fator ganhador de pedido no mercado, e até mesmo, um fator crítico de sucesso para algumas empresas.” (Fonte: http://www.artigos.com/)
Fonte: CGI
Notícias em destaque





