Notícias
O cadastramento das florestas estaduais -que é de responsabilidade dos governos dos Estados- começou a algumas semanas na região da Amazônia Legal. Segundo o SFB (Serviço Florestal Brasileiro), já foram incluídas no Cadastro Nacional de Florestas Públicas matas estaduais que totalizam 12,6 milhões de hectares - o equivalente a pouco mais do que a área de Cuba.
Até agora, quatro Estados já iniciaram os registros: Acre, Amapá, Amazonas e Pará.
Este último é o Estado com a maior área de florestas estaduais -7,8 milhões de hectares, ou o equivalente duas vezes a ilha de Taiwan. Na seqüência, está o Amapá, com 2,3 milhões de hectares de matas estaduais e o Amazonas, com 1,8 milhões de hectares. Por fim, aparece o Acre, com 533,3 mil hectares de florestas do Estado.
O governo espera que, no decorrer de 2008 e 2009, o cadastro das florestas públicas estaduais esteja concluído.
A intenção é que uma seção do site do SFB na internet (www.florestal.gov.br) apresente as inúmeras características das florestas públicas -tanto federais quanto estaduais- cadastradas. As informações (como o tipo de solo da área e as espécies de animais raros que a habitam) estão sendo inseridas aos poucos.
A Rússia é o país com maior área florestal do mundo. O Brasil vem em segundo lugar e, em seguida, estão Canadá e Estados Unidos. Se apenas as áreas das florestas em terras públicas fossem consideradas, o Brasil hoje teria a quinta maior floresta do mundo.
Fonte: Folha de São Paulo/Celulose Online
Notícias em destaque


