Voltar

Notícias

02
jun
2008
(REFLORESTAMENTO)
Floresta plantada é grande oportunidade de negócio

O reflorestamento como uma das mais recentes oportunidades de negócio foi tema de palestra esta semana na Expo-MS que contou com a exposição de Luiz Calvo Ramires Júnior, proprietário da Ramires Reflorestamento e presidente da Reflore MS, Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas. Ele apresentou um panorama mundial do setor florestal cujo comércio é de US$ 290 bilhões/ano tendo como maiores representantes o Canadá e os Estados Unidos.

O Brasil aparece apenas com 1,5% de participação nesse comércio, mas, segundo Ramires, dos países produtores é o único com possibilidades de crescer. “Atualmente, no Brasil, são 5,6 milhões de hectares de florestas plantados sendo 3,4 milhões de eucalipto e 1,9 de pinus gerando 4,3 milhões de empregos”, explicou Ramires. Os setores de celulose e papel e o de painéis reconstituídos utilizam 100% de florestas plantadas.

O consumo de madeira cresceu 136% entre 1990 e 2006. Em Mato Grosso do Sul a área plantada era de 148 ha. em 2006 passando para 228.5 ha. em 2007 ficando em sétimo lugar, atrás de MG, SP, PR, SC, BA e RS.
Hoje, no Estado, estão em desenvolvimento os pólos florestais da região de Três Lagoas, Central (Ribas do Rio Pardo e Água Clara) e Aquidauana, na produção de carvão vegetal.

Para Ramires plantar floresta é um bom negócio. “Mas é preciso deixar claro que o empresário precisa estar muito bem informado, através de uma consultoria, e definir qual a finalidade do plantio”.

Ele finalizou a palestra ressaltando que o plantio de florestas é um negócio que necessita de tecnologia para alta produção, deve ser tratado com agronegócio, mas sempre respeitando o meio ambiente e com responsabilidade social.

Fonte: Aquidauana/Celulose Online

ITTO Sindimadeira_rs