Notícias
O manejo integrado de doenças que afetam o eucalipto pode ser feito sem o uso excessivo de agrotóxicos, tendo como aliado o melhoramento genético das espécies. A técnica gera bons resultados e vem sendo aplicada no controle de pragas em viveiro e campo, na Aracruz Celulose.
Segundo Reginaldo Gonçalves Mafia, pesquisador em proteção florestal da Aracruz, o uso da resistência genética é bastante avançado no Brasil, fato que coloca o setor florestal do país como modelo para o mundo. Além dele, mais um pesquisador atua na proteção florestal na Aracruz e faz interface direta com o setor de desenvolvimento florestal e as equipes operacionais. O centro de pesquisa está localizado na unidade instalada em Barra do Riacho.
Nesta quarta-feira, Mafia é um palestrantes convidados do III Seminário sobre Silvicultura em Florestas Plantadas, que acontece até o dia 30/5, na cidade de Contagem, Minas Gerais.
Na ocasião, o pesquisador fará palestra sobre o Manejo Integrado de Doenças em Viveiro e Campo. A idéia é explanar sobre os fundamentos conceituais do manejo integrado, mostrando aos participantes do seminário o que é, quais as medidas de controle e apresentar dados de experimentos para controle de doenças em eucalipto.
Em geral, as doenças que mais assolam o eucalipto, segundo o pesquisador, são a ferrugem, causada por um fungo, além da murcha do eucalipto e da murcha bacteriana, também causada por fungos.
No campo, todo esforço de pesquisa da Aracruz está em explorar o uso da genética para obter árvores mais resistentes às pragas. “Na prática, isso não é tão simples, já que temos que conhecer as heranças das doenças e selecionar material resistente a elas”.
O seminário segue ainda com palestra de Fernando Palha Leite, da Cenibra, que faz palestra sobre a Otimização do Uso de Água em Viveiros Clonais. O segundo dia da terceira edição do Seminário sobre Silvicultura em Florestas Plantadas será marcado pela presença do Rogério Aguiar, da Mundial Forestación que palestra sobre A Silvicultura de Eucalyptos globulus no Uruguay.
Na sexta-feira (30) Ronald Zanetti B. Filho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ministra a primeira palestra do dia sobre o tema Manejo de Pragas em Florestas Plantadas. O segundo tema fica por conta de Sergio Ricardo Bontivenha, da Suzano Papel e Celulose, Manejo Integrado de Plantas Daninhas em Reflorestamentos.
Após o intervalo, Hamilton Ramos, do Instituto Agrônomo (IAC), discute o Uso de EPI'S em Atividades Silviculturais. A última palestra do encontro será ministrada por Júlio César Lima Neves, da Universidade Federal de Viçosa sobre Exportação de nutrientes e Sustentabilidade.
Mais informações pelo telefone 31 3899 1185 ou no site www.sif.org.br.
Fonte: Celulose Online
Notícias em destaque





