Notícias
Os quinze empreendedores do setor moveleiro das regiões Planalto e Norte do Estado que expuseram sua produção na Feira da Indústria Têxtil, Moveleira, do Agronegócio e da Construção Civil de Sarandi (Feisa 2008), e na Exposição Feira de Soledade (Exposol), continuam comemorando os resultados conquistados durante os eventos. As empresas, integrantes do Pólo de Móveis de Passo Fundo e Região, projeto impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), conquistaram aumento de cerca de 10% no faturamento de suas empresas, ampliando sua agenda de clientes e gerando maior visibilidade para o pólo produtivo da região.
Para o consultor do Sebrae/RS, Daniel Anders, a presença dos empreendedores em feiras é fundamental para ampliar a divulgação dos produtos locais, abrindo portas para novos negócios e ampliando o horizonte comercial das empresas. “Essa é uma excelente ação estratégica para as micro e pequenas empresas do setor que buscam alternativas para manter o crescimento do segmento, despertando o interesse de investidores e gerando visibilidade para os seus produtos”, diz.
A Feisa 2008, promovida pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Sarandi (Acisar), contou com a presença de oito empreendedores especializados na produção de móveis seriados da região de Sarandi. O evento, que ocorreu entre os dias 30 de abril e 4 de maio, recebeu cerca de 20 mil visitantes, que circularam entre 120 expositores distribuídos em uma área física de aproximadamente cinco mil metros quadrados. Em atividade há cerca de cinco anos, os profissionais já participaram de feiras internacionais com a exposição de produtos com alto padrão de qualidade.
Atuante no mercado há seis anos, o empreendedor de Sarandi, Douglas de Souza, proprietário da Souzano Móveis Ltda, expôs seus produtos na feira em busca de um rendimento de cerca de 10% de acréscimo em seus negócios. “A participação na Feisa superou nossas expectativas. Havíamos divulgado nossos produtos em outras edições desse evento, mas nunca obtivemos tanto retorno quanto este ano. Entre os principais benefícios gerados pela feira está a conquista de clientes de fora do Estado”, declara.
Já a Exposol, de Soledade, vem se destacando como um dos grandes eventos dos últimos anos da região. A feira, de caráter empresarial, foi promovida pela Associação Pró-desenvolvimento do Município de Soledade (Aprosol), entre os dias 1º e 4 de maio, e contou com a presença de sete empreendedores do setor de esquadrias, das regiões Planalto e Norte do Estado, que apresentaram exposição exclusiva de uma diversificada gama de portas e janelas.
Após sua terceira participação na feira, o proprietário da empresa Esquadrias Escher Ltda, Elton Escher, do município de Victor Graeff, não esconde a satisfação dos resultados alcançados durante a última edição da Exposol. “O mercado consumidor exige cada vez mais a apresentação de novo produtos, que se diferenciem das produções em massa. Esse formato está rendendo ótimas negociações”, afirma. Em 2007, destaca Escher, a exposição de nossas esquadrias na Exposol rendeu aumento de aproximadamente 15% no total de vendas obtidas durante todo o ano da empresa. Nossa expectativa, este ano, é superar esses números”, declara.
Segundo o gestor do Projeto de Móveis de Passo Fundo e Região, Julio Faitão, o pólo conta hoje com a participação de 107 empreendimentos e passa por uma expressiva fase de crescimento no mercado nacional e internacional. “O setor moveleiro está ascendendo, e estamos trabalhando com um uma produção muito acelerada, ainda referente às ações colocadas em prática em 2007, além da articulação dos empreendedores locais”, comemora. Outro fator fundamental para esse bom momento, conforme o gestor, é que a baixa de vendas, que normalmente ocorre entre os meses de março e agosto, não aconteceu esse ano; além disso, houve maior rendimento para as empresas e chegada de clientes de várias localidades”, afirma.
Integram o Pólo de Móveis de Passo Fundo e Região, criado em 2007, micro e pequenas empresas de móveis seriados dos municípios de Passo Fundo, Sarandi, Getúlio Vargas e Aratiba. O projeto visa aumentar a competitividade das empresas de móveis seriados da região Planalto e Norte. Iniciativas como treinamento de pessoal, treinamento de empresários em gestão e promoções comerciais nacionais através da participação em feiras de negócios são algumas das ações que o projeto promove aos participantes.
Fonte: Sebrae/RS
Notícias em destaque





